Conselheiro apresenta palestra sobre defesa da medicina em congresso na Paraíba

Dr. Virgílio Prado apresenta palestra em João Pessoa PB (Foto: Arquivo Pessoal)

O médico Virgílio Prado, da diretoria do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), apresentou duas palestras no 48º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, ocorrido em João Pessoa (PB) entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro. O evento reúne médicos de todo o país.

Na palestra “Os conselhos de medicina e a vigilância sobre o exercício ilegal”, Prado mostrou o trabalho do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos CRMs na proteção e defesa do ato médico, principalmente no que diz respeito à invasão de outros profissionais em atividades que, por lei, devem ser exercidas pelo médico.

“O principal mote do congresso é a parte científica, a questão das novas tecnologias, novos procedimentos, tratamentos na especialidade, mas também tem sido abordado de maneira mais frequente e progressiva questões referentes à pratica profissional em termos éticos, jurídicos e de defesa da medicina”, explica o conselheiro.

Já a segunda palestra tratou da importância do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os cirurgiões. “Mostrei um trabalho que estou desenvolvendo no CRM-AC e na Associação Brasileira de Otorrino de revisão dos termos de consentimento”, ressalta.

Para o conselheiro, participar de um evento tão importante, direcionado a todos os médicos especializados na área, foi uma oportunidade para mostrar o trabalho que é feito no Acre.

“Foi uma honra grande poder representar o CRM-AC e os médicos do Acre, dando relevância ao nosso estado em um congresso de nível nacional. Fico muito feliz, porque consegui levar o nome do nosso conselho para conhecimento de todo o Brasil, mostrando que fazemos coisas de qualidade”, avalia.

Conselheiro apresentou duas palestras no evento (Foto: Arquivo Pessoal)