Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Médico lança livro de memórias sobre trabalho no interior do Acre

Silvestre Braz da Silva lança livro nesta segunda-feira (10) em Rio Branco

O médico mineiro Silvestre Braz da Silva, de 84 anos, lança o livro “Memórias de um médico do interior” nesta segunda-feira (10), às 19h, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Rio Branco. Na obra, o autor conta as vivências no exercício da medicina nas décadas de 1960 e 1970 no interior do estado.

O livro é uma pesquisa histórica e documental sobre as dificuldades em relação à infraestrutura física e operacional da profissão na época, como a dificuldade de remoção de pacientes para os grandes centros. Era um tempo, conforme Silva, de bastante escassez de recursos humanos. Até os anos 70, apenas dois médicos atendiam no estado.

“Acontecia de operarmos um paciente e nos depararmos com uma situação que nunca tínhamos visto. Não tinha a quem recorrer. Era preciso usar o bom senso e invocar a ajuda de Deus, que sempre disse que era acreano, porque estava sempre presente na hora que eu precisava. Foi assim que a gente tocou a medicina até 1970, quando começaram a chegou outros colegas”, lembra.

No livro, Silva também faz uma análise sobre o sistema de saúde. “Ouso falar um pouco sobre isso na visão de quem atuou na ponta e também como gestor. Acredito que temos o melhor sistema de saúde do mundo. Foram 22 anos de trabalho no Acre e, naquele tempo, a gente lutava muito”, acrescenta.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Memórias de um médico do interior”

Quando: 10 de dezembro de 2018, às 19h

Onde: Teatro da Ufac

Quanto: gratuito

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Médicina do Estado do Acre © PORTAL MÉDICO 2016 -
Nova Avenida Ceará, n.°  933 - Jardim de Alah - Rio Branco - AC | Cep: 69915-526
Fone: (68) 3227-1313 - Fax. (68) 3227-5777 | e-mail - crmac@crmac.org.br e registropf@crmac.org.br