Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Comissão do CFM discute criação de cartilha sobre saúde nas fronteiras

Reunião ocorreu na sede do CFM, em Brasília (DF)

A Comissão Médicos de Fronteira – coordenada pela conselheira federal no Acre, Dilza Ribeiro – se reuniu na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, na terça-feira (11). Na ocasião, foi dado prosseguimento aos debates a respeito da criação de uma cartilha sobre a saúde fronteiriça.

Além dos membros da comissão, que é formada por médicos de vários estados do país, a reunião teve a presença de professores de Medicina das universidades federais do Amapá e do Acre e do médico Nelson Neumann, coordenador mundial da Pastoral da Criança.

“Estamos trabalhando em conjunto para realmente podermos fazer uma cartilha sobre a saúde na fronteira direcionada para os médicos que trabalham nesses locais e também em regiões mais remotas do Brasil”, explicou Dilza Ribeiro.

Segundo a coordenadora, o projeto já vem sendo estudado há alguns meses e tem a previsão inicial de ser finalizado em abril de 2019. Temas como saúde mental, indígena, da criança, do idoso e da mulher vão ser abordados no material.

“Os conteúdos são para orientações básicas aos médicos, respeitando a cultura de cada povo. Nós, da Amazônia, entendendo os ribeirinhos, os indígenas, e nos outros estados as peculiaridades do lugar. É um material para o Brasil todo e, por isso, tempos representantes de todos os estados nessa comissão”, acrescentou.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Médicina do Estado do Acre © PORTAL MÉDICO 2016 -
Nova Avenida Ceará, n.°  933 - Jardim de Alah - Rio Branco - AC | Cep: 69915-526
Fone: (68) 3227-1313 - Fax. (68) 3227-5777 | e-mail - crmac@crmac.org.br e registropf@crmac.org.br