Em vistoria, CRM-AC identifica falta de filmes para exames de raio x no Huerb

Fiscalização ocorreu na terça-feira (22)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou vistoria no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) nesta terça-feira (22). É a segunda visita à unidade somente neste ano. No último dia 8, a autarquia identificou os setores com maiores necessidades.

O trabalho foi desenvolvido pelos conselheiros Marcus Yomura e George Umeoka, além do setor de Fiscalização do CRM-AC. Uma das áreas visitadas foi a radiologia, em que foi constatada a constante falta de filmes para revelar os exames de raio x.

“Muitas vezes, a falta do filme tem causado transtornos, porque o médico precisa se deslocar até o aparelho para ver na tela do exame se aparece alguma alteração no quadro do paciente”, explicou Yomura.

Os conselheiros também visitaram o centro cirúrgico, onde foi identificado que o aparelho de endoscopia está com defeito. Já nas enfermarias cirúrgicas, a grande demanda de serviço tem causado a acomodação de macas nos corredores, havendo a necessidade de médico clínico de plantão para atender as intercorrências.

“Mais uma vez, conversamos com a direção sobre a escassez de médicos nas escalas clínicas e constatamos que em setores importantes, como o de ortopedia, em que antigamente havia três plantonistas, atualmente trabalha apenas um ou, no máximo, dois para cobrir as demandas de Rio Branco e outros municípios”, ressaltou Yomura.

Como de parte do procedimento padrão, um relatório com todas as falhas identificadas é redigido pelo CRM-AC e enviado para a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde solicitando as melhorias necessárias no serviço.

Conselheiros visitaram diversos setores da unidade

CRM-AC fiscaliza condições de trabalho em centro de saúde em Rio Branco

CRM-AC visita hospitais de Urgência e da Criança em Rio Branco