Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CRM-AC fiscaliza Unidades de Pronto Atendimento em Rio Branco

Fiscalização ocorreu nesta terça-feira (5)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou fiscalização, nesta terça-feira (5), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Sobral e do Segundo Distrito, em Rio Branco. O trabalho foi feito pelo conselheiro Marcus Yomura e pelo Departamento de Fiscalização (Defis).

Na verificação das escalas, o CRM-AC identificou a necessidade de novos médicos, o que tem sido apontado em diversas vistorias no estado. O problema, além de dificultar o fornecimento de um atendimento de qualidade à população, acaba sobrecarregando os profissionais lotados nos hospitais.

O sistema de internação também foi averiguado. De acordo com Yomura, os pacientes assistidos nas duas unidades deveriam permanecer no máximo 24 horas, no entanto, devido às carências na atenção básica, existem casos em que ficam internados por meses.

“Pelos relatos que tivemos, e verificando as estatísticas de cada UPA, vimos que 80% dos pacientes atendidos são classificados como ficha verde, que são os casos que não demandam urgência e emergência. As unidades de referência, que seriam o Hospital das Clínicas e o Huerb, infelizmente, não conseguem acomodar todos em um tratamento longo. É unânime a afirmação de que o volume enorme de pacientes é decorrente de uma falha da cobertura básica”, acrescentou o conselheiro.

Como desdobramento da fiscalização, o CRM-AC vai redigir relatórios sobre as pendências identificadas nas UPAs. O documento será encaminhado aos gestores, à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e à Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde. “Em alguns apontamentos que fizemos, nós daremos prazos até uma nova vistoria”, finalizou.

Trabalho foi realizado nas UPAs da Sobral e do Segundo Distrito

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Médicina do Estado do Acre © PORTAL MÉDICO 2016 -
Nova Avenida Ceará, n.°  933 - Jardim de Alah - Rio Branco - AC | Cep: 69915-526
Fone: (68) 3227-1313 - Fax. (68) 3227-5777 | e-mail - crmac@crmac.org.br e registropf@crmac.org.br