CRM-AC se reúne com prefeita de Rio Branco para tratar sobre melhorias na saúde básica
Sáb, 23 de Fevereiro de 2019 16:48

CRM-AC se reuniu com a prefeita de Rio Branco na sexta-feira (22)

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Leuda Dávalos, e a conselheira federal no Acre, Dilza Ribeiro, se reuniram com a prefeita Socorro Neri na sexta-feira (22). Participaram também da reunião o secretário municipal de saúde, Oteniel Almeida, e o secretário da Casa Civil, Márcio Oliveira.

Uma das pautas foi a suspeita de que estudantes de medicina de universidades estrangeiras estariam estagiando em unidades básicas de Rio Branco, caso que está em investigação no CRM-AC. A Secretaria de Saúde informou que os coordenadores já foram notificados sobre esse tipo de prática.

“Precisamos inibir esse tipo de coisa, porque é uma prática ilegal”, falou a conselheira Dilza Ribeiro. “Além disso, nos preocupamos com a formação e qualificação desses profissionais que um dia voltarão a atuar legalmente no Brasil”, complementou Leuda Dávalos.

Outro ponto abordado durante a reunião foi a ampliação do número de médicos no atendimento básico, principalmente na especialidade de medicina de família e comunidade. A medida foi apontada como necessária para desafogar o grande fluxo de pessoas nas unidades de urgência e emergência, o que já vem sendo cobrado pelas entidades médicas do Acre.

“Temos vários médicos com residência em medicina de família e comunidade. Existem estudos que mostram que o paciente que tem esse tipo de médico próximo dele cria vínculos e não costuma procurar os serviços de pronto atendimento. A prefeitura tem esse trabalho dentro das unidades, mas é preciso ampliar mais”, explicou Leuda Dávalos.

A necessidade de mais profissionais no quadro municipal também se justifica diante do possível encerramento do Programa Mais Médicos em 2021, com o término dos contratos do ciclo de vagas deste ano. “É preciso que o município comece a se preparar para isso e um concurso é uma saída importante”, complementou a presidente do CRM-AC.

A gestão municipal recebeu os pedidos e se comprometeu a buscar soluções para as dificuldades. Na ocasião, o CRM-AC reforçou a parceria com a Prefeitura de Rio Branco em busca de melhorias no atendimento à população e na busca de condições melhores de trabalho aos médicos.