CRM-AC visita colônia que abriga ex-hansenianos em Rio Branco
Sex, 22 de Março de 2019 23:07

Visita ocorreu nesta sexta-feira (22)

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Leuda Dávalos, e a vice-presidente, Thereza Neuma, visitaram nesta sexta-feira (22) a Colônia Souza Araújo, em Rio Branco, que acolhe há 50 anos ex-hansenianos que não têm família. A casa corre o risco de fechar as portas por falta de repasses de um convênio com o governo.

Leuda Dávalos explicou que tomou conhecimento da situação do local por meio de uma postagem do deputado Jenilson Leite nas redes sociais. A colônia atende em média entre 40 a 45 pacientes. Atualmente, 18 deles vivem integralmente no abrigo, necessitando de cuidados especiais. A falta de recursos também prejudica os salários dos funcionários.

“É um lugar lindo, cheio de plantas, bem cuidado por pessoas que se dedicam com cuidado aos pacientes, mas encontramos a farmácia sem medicações. Houve o recebimento de esparadrapo, pomada, ataduras e fraudas, que devem garantir por uns dias”, explicou Leuda.

A partir da visita, conforme a presidente do CRM-AC, um trabalho vai ser pensado para levar atendimentos aos pacientes. “Vamos convidar os médicos, o Sindmed e o próprio deputado Jenilson para uma ação voltada para amenizar as dificuldades de quem trabalha e vive na Colônia Souza Araújo. Muitos médicos já fazem trabalhos sociais, mas o CRM-AC estará voltado a convidar outros profissionais”, finalizou.

Colônia Souza Araújo atende ex-hansenianos

Farmácia precisa de medicamentos

CRM-AC vai organizar ação para levar atendimentos aos pacientes