Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
NOTA DE SOLIDARIEDADE
Ter, 07 de Maio de 2019 19:10

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) vem a público repudiar a situação de violência pelo qual os médicos têm passado no exercício de suas atividades. No último domingo (5), uma médica foi ameaçada de morte por um paciente no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco por não receitar a medicação que ele desejava. No dia seguinte, o homem chegou a retornar ao hospital em posse de uma faca. Na semana passada, um médico ginecologista plantonista da Maternidade Bárbara Heliodora também foi ameaçado de morte por um paciente.

O CRM-AC solidariza-se com os médicos e, diante do aumento significativo de relatos de casos de agressões contra os profissionais em ambiente de trabalho, alerta sobre a importância de registrarem esse tipo de crime na forma de boletins de ocorrência para que os agressores não fiquem impunes.

A autarquia conclama a sociedade civil no combate a todos os tipos de agressão aos profissionais da saúde. Além disso, pede às autoridades para que sejam tomadas providências urgentes no sentido de prevenir e combater diferentes situações de violência às quais os médicos e outros membros das equipes de atendimento estão sendo submetidos nos hospitais, prontos-socorros e postos de saúde, especialmente na rede pública.

O convívio com a violência sob qualquer forma é incompatível com a missão dos profissionais da medicina que, diariamente, prestam serviço à sociedade que busca atendimento para prevenção de doenças e tratamento para seus diagnósticos.

Rio Branco, Acre, 07 de maio de 2019.

Diretoria do CRM-AC

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Médicina do Estado do Acre © PORTAL MÉDICO 2016 -
Nova Avenida Ceará, n.°  933 - Jardim de Alah - Rio Branco - AC | Cep: 69915-526
Fone: (68) 3227-1313 - Fax. (68) 3227-5777 | e-mail - crmac@crmac.org.br e registropf@crmac.org.br