Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CRM-AC promove curso sobre Cuidados Paliativos

Curso ocorre nesta sexta-feira (27) e no sábado (28)

Os cuidados apropriados no adoecimento grave demandam uma equipe preparada, que saiba acolher tanto a pessoa adoecida como a sua família. Buscando levar o tema para os profissionais que atuam no Acre, o CRM-AC promove nesta sexta-feira (27) e sábado (28) o curso sobre Cuidados Paliativos.

O curso é desenvolvido pelo Instituto Terzius Informação e Formação em Saúde. O CRM-AC custeou 50% do valor para os médicos interessados em aprofundar seus conhecimentos no tema.

A médica intensivista de adultos Cristina Terzi, uma das palestrantes do curso afirmou que é um prazer poder compartilhar com os colegas médicos o tema, para que os cuidados paliativos possam ser disseminados em todo Brasil.

“Estamos muito felizes de ter tido essa oportunidade, porque, realmente, estamos ainda nos estágios iniciais de cuidados paliativos no país, comparando com o restante do mundo, mas tem sido crescente o interesse. Nosso maior foco nos cuidados paliativos é o alívio do sofrimento humano. O intuito é disseminar os cuidados paliativos, para a gente cuidar melhor das pessoas que têm sofrimento”, afirmou a médica.Curso sobre cuidados paliativos

Cuidados paliativos

Cuidados Paliativos, objeto deste curso, é uma abordagem de atenção e tratamento indicada para os pacientes portadores de doenças progressivas, avançadas e incuráveis, com a finalidade de oferecer um cuidado focado na melhora da qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

O cuidado no fim de vida exige uma série de posicionamentos e atitudes de um profissional de saúde. Abrange desde questões práticas como a arquitetura de um Plano de Cuidados, e a construção de um processo de Tomada de Decisão, como também questões éticas e filosóficas.

Dentre estas últimas podemos incluir entre outras, questões referentes ao direito dos pacientes de participarem de discussões sobre os seus valores de vida, ou de receber ou não determinado tratamento. E também questões éticas referentes à ação dos profissionais de saúde como, por exemplo, insistir na introdução ou manutenção de intervenções médicas consideradas fúteis em determinadas circunstâncias.Curso ocorreu na sexta (27) e no sábado (28)

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Médicina do Estado do Acre © PORTAL MÉDICO 2016 -
Estrada Dias Martins, n.°  933 - Jardim de Alah - Rio Branco - AC | Cep: 69915-526
Fone: (68) 3227-1313 - Fax. (68) 3227-5777 | e-mail - crmac@crmac.org.br e registropf@crmac.org.br