Após episódio de vandalismo e repetidas agressões e ameaças sofridas pelos profissionais do Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, o Conselho Regional de Medicina do Acre e o Sindicato dos Médicos do Acre visitaram a unidade de saúde do interior do Estado e conversaram com médicos e direção.

A visita foi feita nesta quarta-feira (9) pela presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, e pelos membros do Sindmed, Dra. Ana Paula Pessoa e o advogado Márcio Souza. A equipe foi acompanhada pelo diretor técnico do hospital, Dr. Adeson Adrião de Lemos e pela gerente administrativa, Elis Ângela Rozin. Uma fiscalização na unidade realizada por conselheiros está no cronograma de 2022 do CRM.

No dia 24 de janeiro deste ano, a médica Fabiola Daiana Pinho Ribeiro (CRM-AC 2239) denunciou que foi vítima de agressões verbais por parte de um paciente, durante o exercício da profissão. Na época, o CRM-AC chegou a emitir uma nota de repúdio.

O caso mais recente, divulgado pela mídia acreana, ocorreu no último dia 30 de janeiro. Quando um homem vandalizou o hospital, quebrou equipamentos e ainda ameaçou os profissionais. Imagens de câmeras de segurança da unidade de saúde flagraram a ação do paciente e mostraram a fragilidade da segurança aos profissionais de saúde que atuam diariamente em prol da sociedade.

“Nós não podemos aceitar que os médicos e demais profissionais de saúde sejam agredidos diariamente em seus postos de trabalho. Os problemas e dificuldades enfrentadas pela saúde pública não são por culpa deles. Lamentavelmente, essas situações de violência são frequentes e dificultam ainda mais o trabalho desses profissionais que sempre estiveram na linha de frente e, há quase dois anos, enfrentam uma pandemia. Esperamos que medidas sejam adotadas para garantir segurança a esses profissionais. Estaremos sempre na luta pelo respeito e valorização do médico”, disse a presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos.

Um relatório com orientações a partir do que foi constatado na unidade de saúde deve ser elaborado pelo CRM e, em seguida, enviado para a Secretaria Estadual de Saúde para as devidas providências.