Fiscalização ocorreu nesta quarta (13)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou nesta quarta-feira (13) uma fiscalização no setor de nefrologia da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). A ação faz parte de um cronograma de visitas às unidades de saúde do estado durante a pandemia do novo coronavírus.

Além da presidente do CRM-AC, doutora Leuda Dávalos, a vistoria contou com participação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Promotor de Justiça Dr. Daisson Gomes Teles e representante da Vigilância Sanitária.
O objetivo é verificar tanto a questão da disponibilidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos servidores de Saúde, como quantidade de leitos disponíveis e de profissionais lotados na unidade. Além do fluxo e protocolo de atendimento dos pacientes.

Vistoria conjunta foi realizada pelo CRM, MPE e Vigilância Sanitária

“Observamos a falta de exaustão nas salas de hemodiálise, assim como no consultório médico. Além da necessidade de EPIs adequados para os funcionários, pacientes e acompanhantes. Também constatamos que não existe um local adequado para o isolamento de paciente recém chegado na unidade para evitar contato com os demais pacientes e um possível contágio da Covid-19. Vale destacar que essa foi mais uma ação de uma agenda do CRM com o MP e Vigilância Sanitária para acompanhar o funcionamento de todas as unidades de saúde durante essa pandemia”, informou a presidente do CRM.

Na segunda-feira (11), o grupo, juntamente com Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC) e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), vistoriou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito. A unidade é uma das referências para o atendimento de casos de Covid-19 na capital, Rio Branco.

Após as fiscalizações serão elaborados relatórios para, em seguida, serem encaminhados tanto à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), como para as direções das unidades e também ao Ministério Público Estadual para que as devidas providências sejam adotadas.

Fiscalização no setor de nefrologia da Fundhacre