fiscaliza-policlinica3

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) vistoriou na última quarta-feira (16) a Policlínica Tucumã, em Rio Branco. A ação faz parte do cronograma especial de fiscalizações durante a pandemia do novo coronavírus, conforme orientação do Conselho Federal de Medicina.

A fiscalização foi realizada pela presidente do CRM, Dra. Leuda Dávalos. O objetivo é acompanhar o funcionamento das unidades de saúde do estado do Acre durante a pandemia.

Foi verificado tanto a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos servidores de Saúde, medicações e de profissionais lotados na unidade. Além do fluxo e protocolo de atendimento dos pacientes.

Conforme a presidente foi constato que a unidade está atendendo todas as recomendações do CFM. Além disso, os profissionais estão devidamente paramentados, as cadeiras demarcadas para manter o distanciamento das pessoas e barreiras de acrílico para o atendimento direto ao público.

A direção informou ainda que os profissionais passaram por treinamento em paramentação e desparamentação, promovida pela Residência Multiprofissional da UFAC, com o intuito de diminuir o risco de contaminação tanto dos servidores como dos pacientes que procuram a unidade de saúde.

A Policlínica do Tucumã é uma unidade de atendimento ambulatorial especializada que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e possui 22 médicos em seu corpo clínico. No local são atendidas diversas especialidades médicas como medicina de família, que é o carro chefe, pediatria, ginecologia, endocrinologia, gastrologia e reumatologia e médico clínico geral.

fiscaliza-policlinica

“Após o decreto estadual que dispõe sobre medidas temporárias a serem adotadas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da doença Covid-19, esta unidade de saúde reforçou algumas medidas de cuidados para prevenção da transmissão contra o vírus, bem como redução do número de atendimentos. Assim sendo, o ambulatório de atendimento médico especializado da unidade permaneceu com funcionamento de 50% da sua capacidade total em forma de consulta por horário marcado, e pensando em uma facilidade de acessos desse agendamento, implantamos o atendimento via telefone, disponibilizando o contato aos usuários do Sistema Único de Saúde”, explicou o gerente geral da unidade, João Paulo Silva.

No dia 10 de junho de 2020 a Policlínica Tucumã passou ser referência na realização de teste rápido de Covid-19 para profissionais de saúde. Diante disso, a unidade passou por algumas mudanças nas estruturas físicas, sendo divididas por alas de atendimentos. A ala 01 era voltada para o atendimento ambulatorial e testagem de servidores da saúde com suspeitas de Covid-19; a ala 02 para atendimento ambulatorial especializado em Pediatria e Ginecologia; e a ala 03 voltada para atendimento de Clínica Geral e ambulatório especializado de Médicos de Família.