Plenária ocorreu neste sábado (27)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou, neste sábado (27), a reunião plenária do mês de julho. Além dos conselheiros, estiveram presentes o promotor Dr. Glaucio Ney Shiroma Oshiro, da 1° Promotoria Especializada de Defesa da Saúde e o promotor Dr. Juleandro Martins de Oliveira, da Promotoria de Justiça Cível de Feijó, no interior do Acre.

No início do encontro, o promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro ministrou uma palestra sobre a judicialização da saúde. Ele apresentou os aspectos legais e o impacto sobre o planejamento administrativo e financeiro na gestão pública de saúde.

“Antes de tudo, gostaria de agradecer ao CRM pela acolhida e por poder conversar com uma plenária do Conselho para a gente atualizar algumas informações que, muitas vezes, chegam desencontradas aos médicos. Além de trazer as informações sobre as orientações normativas e legais sobre as prescrições porque, por falta de conhecimento, por vezes, os médicos acabam fazendo as prescrições em dissonância com o que está estabelecido nas normais legais, o que acaba gerando a judicialização”, disse o promotor Glaucio.

Promotor ministrou palestra sobre judicialização da saúde

O promotor Juleandro foi convidado para participar da reunião, após uma visita da presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, em Feijó, onde trataram sobre conflitos entre profissionais de saúde e problemas na unidade hospitalar da cidade do interior do Acre.

Na oportunidade, a presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, agradeceu a presença dos promotores e afirmou que a parceria entre o Conselho e o Ministério Público só tem a favorecer toda a sociedade civil e a classe médica.

“Dr. Glaucio elegeu o diálogo como forma de resolver os problemas e o CRM também defende isso. Essa troca de conhecimento entre as instituições, traz grandes benefícios à sociedade e também fortalece a sociedade médica. Hoje, o Dr. Glacio nos trouxe um tema muito importante. Temos que buscar meios para que as pessoas tenham acesso à saúde de maneira igual. Também quero agradecer a presença do Dr. Juleandro, que tanto nos apoiou em Feijó. Estamos formando uma ramificação de atores importantes com o mesmo pensamento em busca de resolver os problemas dentro da saúde pública do Acre”, afirmou Leuda.

Plenária reuniu conselheiros e promotores de Justiça