O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou, nessa terça-feira, 28, fiscalização em unidades de saúde no município de Capixaba, no interior do estado. A vistoria foi conduzida pela presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, e pelo primeiro-secretário da instituição, Dr. Alan Areal.

As unidades visitadas incluíram o Centro de Saúde Idelfonso Cordeiro de Andrade, a USF Dr. Luiz Fernando Magalhães, a USF Herminda Dallas Bernardina e o CAPS, que se encontrava fechado no momento da fiscalização.

Durante a inspeção, os representantes do CRM-AC reuniram-se com o Secretário de Saúde de Capixaba, George Eduardo Carneiro Macedo, e com a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Maynane do Nascimento.

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, destacou que a fiscalização teve como objetivo verificar a implementação de orientações fornecidas pelo Conselho após vistoria realizada em dezembro do ano passado. Ela ressaltou que as unidades de saúde estão enfrentando grandes dificuldades, especialmente no que diz respeito ao atendimento. “Estão com pronto atendimento na unidade básica, algo que dissemos não ser possível, pois a unidade básica não tem estrutura adequada para esse tipo de atendimento”, explicou a presidente.

Para resolver essas questões, foi acordado que a equipe de saúde de Capixaba transferiria os médicos para uma unidade básica mais bem estruturada, onde já está alocada uma equipe multiprofissional. “Vamos colaborar com eles, fizemos as orientações necessárias e agora vamos aguardar a resposta oficial deles”, comentou Dra. Leuda.
A proposta é transformar essa unidade em um pronto atendimento, em parceria com o Estado.

A fiscalização do CRM-AC e a colaboração com as autoridades locais de saúde são essenciais para enfrentar os desafios atuais e assegurar um atendimento eficiente e seguro para os moradores de Capixaba.