A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, nesta quinta-feira , 14 de novembro, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Médico, celebrado no dia 18 de outubro. A cerimônia, proposta pela deputada estadual e médica Michelle Melo (PDT), teve como objetivo reconhecer a importância do trabalho desses profissionais no estado.
A conselheira federal pelo Acre e diretora do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dra. Dilza Ambrós Ribeiro, reforçou a importância da união e da valorização da categoria e destacou a necessidade de defender a Lei do Ato Médico.
Dra. Dilza ressaltou que a Lei do Ato Médico é fundamental para garantir que as atribuições médicas sejam respeitadas e que a saúde da população não seja comprometida por práticas inadequadas. “As atribuições da medicina estão claramente definidas no Código de Ética Médica e na legislação. Não podemos, sob hipótese alguma, permitir que essa lei seja invadida, especialmente em um espaço como este, que é a casa do povo”, afirmou.
A conselheira federal aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos deputados estaduais na valorização da categoria médica e na proteção das prerrogativas profissionais. “Precisamos de uma ajuda política. Gostando ou não, é a política que pode nos ajudar. O que for bom para a população, para a medicina e para os médicos, nós estamos juntos”, afirmou, destacando que a defesa da medicina é fundamental para garantir a qualidade da saúde da população.
Outro ponto destacado pela Dra. Dilza foi a difícil realidade enfrentada pelos médicos que atuam em regiões remotas. Ela compartilhou sua experiência ao visitar essas localidades e observar as condições de trabalho.“É muito difícil fazer medicina no interior. Muitas vezes, há apenas um médico para resolver tudo. As exigências são cada vez maiores, e as condições, muitas vezes, são extremamente limitadas. Esses locais precisam de atenção especial”, disse.
Além disso, Dra. Dilza mencionou o papel dos Conselhos de Medicina na normatização, fiscalização e educação contínua dos médicos, ressaltando o esforço contínuo para atender às demandas da categoria no Acre e em todo o país. “Represento todos os médicos do Acre com muito orgulho e dedicação. Mas precisamos unir forças para fortalecer a profissão e garantir melhores condições de trabalho”, concluiu.
Valorização da categoria
A deputada Michelle Melo destacou a nobreza e a responsabilidade dos profissionais da saúde. Ela ressaltou o compromisso diário dos médicos em cuidar das pessoas, muitas vezes à custa de deixar de lado suas próprias necessidades e de sua categoria. “Todos os dias a gente acorda e dorme pensando em cuidar das pessoas. Todos os dias a gente não cuida só dos nossos filhos ou dos nossos parentes, mas dos filhos, parentes e amor de outras pessoas”, declarou a parlamentar.
A deputada, que também é médica, agradeceu aos colegas pela inspiração e ensinamentos ao longo de sua trajetória, reforçando a importância de união na defesa dos interesses da categoria. “Nós cuidamos de pessoas, e quem cuida da gente?”, questionou Michelle, lembrando dos momentos em que, mesmo doente, atuava no pronto-socorro e no SAMU.
Michelle Melo também aproveitou o momento para ressaltar a importância de melhorias nas condições de trabalho e de investimentos na saúde pública, como forma de valorizar e apoiar ainda mais os médicos e demais profissionais do setor.
A solenidade foi marcada por homenagens e reconhecimento à contribuição dos médicos para a sociedade acreana, com a presença de diversas entidades, como o Sindicato dos Médicos, a Associação Médica e o Conselho Estadual de Saúde.