O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) sediou, nesta segunda-feira, 20, as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso de cinco médicos residentes da XXII turma do Programa de Residência em Clínica Médica da Fundação Hospitalar do Acre (FUNDHACRE).
O evento contou com a presença de preceptores, familiares, amigos e membros do CRM, reforçando o compromisso com a formação médica e a pesquisa científica voltada para a realidade da região amazônica.
Trabalhos apresentados destacam desafios locais
As apresentações trouxeram temas relevantes, como epidemiologia de doenças prevalentes, relatos de casos raros e estudos clínicos que refletem os desafios enfrentados na Amazônia Ocidental. Confira os títulos e horários das apresentações:
- Epidemiologia das Hospitalizações por Infarto Agudo do Miocárdio no Acre: Tendências e Impactos de 2010 a 2023
- Apresentado pelo médico residente Dr. Arides Rodrigues Júnior, sob orientação do Dr. Igor Henrique D’Ávila.
- Adenoma de Hipófise em um Indígena da Amazônia Ocidental: Um Relato de Caso
- Apresentado pelo Dr. Dickson Venegas Justiniano, com supervisão do Dr. Marcos Paulo Bossetto Nanci.
- Relato de Caso: Endocardite Infecciosa de Válvula Aórtica Causada por Fungo Cândida Parapsilosis na Amazônia Ocidental
- Apresentado pela Dra. Luciana Nogueira da Silva, sob orientação da Dra. Rosely Barreiros Matheus da Cruz.
- Lúpus Eritematoso Sistêmico: Série de Casos
- Apresentado pela Dra. Natália da Silva Freitas Marques, com supervisão da Dra. Talita de Oliveira Ribeiro.
- Atrofia de Múltiplos Sistemas: Relato de Caso em Região da Amazônia Ocidental
- Apresentado pela Dra. Thainá Silva Chaves, sob orientação da Dra. Kátia Fernanda Constância Ferrão Campos.
O evento foi aberto pelo vice-coordenador, supervisor do Programa de Residência em Clínica Médica da FUNDHACRE e conselheiro, Dr. Rinauro Souza Santos Jr., que destacou a importância da pesquisa científica para a melhoria da saúde pública na região.
A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, reforçou o papel do Conselho como um espaço de acolhimento para médicos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional. “O CRM-AC está de portas abertas para este tipo de agenda. Somos a casa do médico e ficamos felizes em receber e participar de momentos tão importantes na trajetória profissional de vocês. Esses trabalhos representam não apenas a conclusão de uma etapa, mas uma contribuição significativa para a saúde da nossa população.”