A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre, Dra. Leuda Dávalos, e o assessor jurídico, Dr. Mário Rosas receberam, nesta sexta-feira (24), representantes da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) para tratar sobre o setor de nefrologia e mudanças que têm sido feitas na unidade pela nova gestão.

Participaram da reunião o diretor-presidente da Fundhacre, João Paulo Silva; a diretora técnica Sophia Trovão de Carvalho; e a administradora do setor de Nefrologia do hospital, Lorena Seguel.

Inicialmente, foi tratado sobre os procedimentos do setor de nefrologia, os atendimentos aos pacientes e informado que já está em funcionamento o tratamento de hemodiálise no antigo prédio do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O presidente da Fundhacre falou da importância da atuação do CRM junto à Fundação e destacou os avanços que ocorreram nos últimos meses na unidade, sobretudo, as mudanças estruturais que foram indicadas e orientadas pelo CRM durante fiscalizações para que o hospital se adequasse aos parâmetros exigidos pelas normas do CFM.

Os gestores informaram ainda que está em vigência um credenciamento público para contratação de empresa especializada, de forma temporária, para atuar em demanda reprimida de cirurgias da Fundhacre. Segundo eles, essa medida não vai alterar, em nada, as atividades, escalas e andamento comum da unidade com relação aos médicos lotados na unidade. Isso porque, conforme o presidente, a Fundação possui oito salas de cirurgia, sendo que, dessas, duas não estão funcionando atualmente e será nelas que os serviços relacionados às demandas reprimidas vão ser desenvolvidos.

A presidente do CRM-AC considerou a reunião muito produtiva, uma vez que foram avançados vários pontos que estavam pendentes relacionados às atividades dos médicos na instituição. Além disso, parabenizou os gestores pelo trabalho que vêm desenvolvendo, pelo respeito e valorização aos profissionais médicos e se colocou à disposição.