O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) entregou nesta sexta-feira (11) a carteira profissional a 35 novos médicos. Dezenas de familiares e amigos dos novos profissionais prestigiaram o evento, que foi marcado por muita emoção.

A solenidade foi conduzida pela presidente, Dra. Leuda Dávalos, pela conselheira federal pelo Acre e secretária-geral do CFM, Dra. Dilza Ribeiro e conselheiros diretores: Dr. Marcos Parente e Dra. Kátia Simone, acompanhados do assessor jurídico, Dr. Mário Rosas.

A presidente do CRM fez a abertura agradecendo a presença de todos, parabenizando os médicos que iniciam essa nova caminhada e as famílias pela conquista tão esperada. Doutora Leuda ressaltou que os médicos que receberam a carteira profissionais passaram pela revalidação de diploma e lembrou de sua trajetória, dizendo que entende todas as lutas trilhadas até aqui.

“Esse momento é muito importante tanto para os médicos como para seus familiares, que acompanharam de perto toda essa caminhada, que não é fácil. Gostaria de dizer que o Conselho, que é a casa do médico, está sendo cuidado com muito zelo e que estará sempre com vocês. Nós atuamos incansavelmente com fiscalizações nas unidades de saúde de todo o estado para buscar melhores condições de trabalho e, consequentemente, de assistência à saúde da população. Desejo a vocês uma ótima carreira, pautada na ética, no amor pela medicina e respeito aos pacientes”, disse a presidente.

A conselheira federal do Acre, Dra. Dilza Ribeiro também parabenizou os médicos e os familiares, falou sobre a importância dos médicos seguirem o Código de Ética Médica e sobre a função do CRM e do CFM. “O médico que seguir o que está no Código de Ética jamais vai ter problemas na profissão. Os conselhos foram criados como órgão de fiscalização para a gente saber se as unidades de saúde estão aptas a atender a população de acordo com o que elas se propõem. Além disso, temos um trabalho de educação médica continuada. Nós sempre nos colocamos à disposição de vocês. Desejo felicidades a todos.”

O segundo-secretário do CRM-AC, Dr. Marcos Parente lembrou que a grande maioria dos problemas éticos enfrentados pelos médicos e que chegam ao Conselho se dá pela dificuldade da relação médico-paciente.

“Uma dica que dou, como colega, é que cultivem essa relação com seus pacientes, cultivem a empatia com os pacientes, porque isso nos ajuda tanto a servirmos melhores como médicos, como também para evitarmos problemas futuros. Parabenizo a todos vocês, médicos e familiares, e desejo aos novos colegas que tenham um excelente exercício da profissão de ser médico, de promover saúde, de promover qualidade de vida, que é o que todos os médicos devem buscar todos os dias”, disse o doutor.

CONFIRA AQUI TODAS AS FOTOS

A segunda-tesoureira do CRM, Dra. Kátia Simone também destacou a importância da relação dos médicos com os pacientes. “Estreitar sempre a relação com nossos pacientes, é por eles que vocês estão aqui hoje. Escolhemos a medicina para cuidar do próximo. Desejo muito sucesso nessa nova etapa da vida de vocês e que procurem agora fazer uma especialização, que é muito importante.”

O médico Adriano Gabriel Lima Verde recebeu a carteira profissional e agradeceu ao CRM-AC. “É um exemplo para todo Brasil o que o CRM do Acre tem feito por nós. Todos nós temos uma história de vida, que iniciou há muito tempo atrás e acredito que esse é o sonho de todo médico que inicia sua carreira em um país estrangeiro. Sei que cada um aqui que veio receber sua carteira tem sua história de superação, já chorou de saudade da família, mas nunca desistiu. Desejo boa sorte para todos nós e que Deus nos dê discernimento, força e coragem para trazermos alívio para aqueles que sofrem. Vamos colocar em prática o que aprendemos.”

A doutora Laureangela da Silva de Souza se emocionou ao agradecer o apoio incansável da família. “Quero agradecer a todos os familiares que nos ajudaram nessa fase, que não é fácil. Também agradeço ao CRM pela agilidade em fazer nosso registro. Parabenizo a todos os meus colegas aqui por essa conquista, conseguimos! Encerramos um ciclo e iniciamos outro agora. Sou filha de pais semianalfabetos, que me ajudaram, fizeram do possível ao impossível para eu estar aqui hoje e muitas vezes nem eu acreditei em mim, mas eles acreditaram. Então, meu muito obrigada.”

Entre os médicos que receberam a carteira estão:

• – Antônio Raimundo Libânio Alemão Júnior
  • – Helen Chagas da Silva