Presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, parabenizou a iniciativa do MP

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) se uniu ao Ministério Público do Acre (MP-AC) e demais instituições de saúde e educação para buscar aumentar a cobertura vacinal no estado. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2018, o Acre teve um dos piores índices do Brasil e ficou em 22º lugar.

Nesta quarta-feira (25), o MP-AC, por intermédio da Promotorias Especializadas de Defesa da Saúde, da Educação, e da Criança e do Adolescente, reuniu instituições e a imprensa para apresentar informações sobre a cobertura vacinal no estado.

A presidente do CRM-AC, Leuda Maria Dávalos, parabenizou a iniciativa do MP em envolver as entidades de saúde e de educação, tanto estadual como municipal, nesse processo de alerta e sensibilização da sociedade para a importância da vacinação.

“Sabemos que a imunização é a única maneira de garantir que doenças erradicadas não voltem, além de evitar epidemias. Por isso, a sociedade em geral, mães e pais, precisa compreender a importância da vacina e se conscientizar de que, vacinar suas crianças significa não apenas protegê-las de doenças, mas também sustentar uma condição de saúde pública”, disse a presidente.

CRM se une a grupo de trabalho para aumentar cobertura vacinal no Acre

Uma das estratégias apresentadas pelo promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, titular da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, é a obrigatoriedade de atualização da carteira de vacinação no ato da matrícula escolar, exigência que passa a vigorar no próximo ano para os 57 mil alunos matriculados em Rio Branco.

O grupo de trabalho em torno da causa reúne além do CRM-AC e do Ministério Público, a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual e Municipal de Educação e o Sindicato dos Médicos.