crmmpaob1 crmmpaob2 crmmpaob3 crmmpaob4

O Conselho Regional de Medicina do Acre – CRM-AC, Ministério Público do Acre, Conselho Regional Enfermagem do Acre – Coren e Comissão de Direitos Humanos da OAB, fizeram uma ação conjunta no último dia 23 de abril, para vistoria no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB), a fim de apurar denúncias referentes a falta de insumos, medicamentos e déficit de profissionais.

Participaram da vistoria o Presidente do CRM-AC, Dr. Virgilio Prado, o promotor de Justiça do Ministério Público do Acre, Dr. Glaucio Ney Shiroma Oshiro, a Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Dra. Isabela Fernandes e o Presidente do Coren, Areski Peniche.

crmmpaob5       crmmpaob6

A visita às principais instalações do Hospital constatou as irregularidades denunciadas. Foram verificados presencialmente o déficit de servidores em áreas críticas como Salas de observação, emergência e enfermarias. Durante a visita ao estoque da farmácia os fiscais colheram relatos de servidores quanto ao desabastecimento que ocorre de maneira pontual mas recorrente, com medicações que são repostas em quantidades insuficientes, aquém daquelas solicitadas pelo hospital.

Dr. Virgilio Prado, Presidente do CRM-AC ressalta a importância dessa parceria: “A ação conjunta de diversas entidades representantes dos interesses da população é muito importante por impor uma maior pressão sobre a administração pública para realizar as adequações necessárias no HUERB. Caso não ocorram tais adequações, é possível até o ajuizamento de ações civis públicas em desfavor da Secretaria Estadual de Saúde, solicitando que sejam feitas via judicial essas melhorias.

O Promotor Glaucio Oshiro informou que os próximos passos serão a elaboração de relatório conjunto pelas entidades e a convocação da administração do hospital e da Secretaria Estadual de Saúde para construir soluções a fim de que o HUERB funcione a contento para a população acreana.