visita-tecnica-jurua1

Preocupado com a situação que a cidade de Cruzeiro do Sul tem enfrentado nos últimos dias, com a cheia histórica do Rio Juruá em meio à pandemia da Covid-19, o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) está no município do interior do estado para acompanhar de perto o funcionamento das unidades de saúde.

Nessa sexta-feira (26), a presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos e a conselheira federal e secretária geral do CFM, Dra. Dilza Ambros, acompanhadas de equipe técnica do Ministério da Saúde e do secretário Estadual de Saúde Alysson Bestene fizeram uma visita ao Hospital de Campanha do Juruá, que atende aos pacientes com Covid-19 na cidade, e em seguida se reuniram para tratar sobre a situação de profissionais médicos no interior do Acre.

Participaram da reunião, além das representantes do Conselho, o secretário de Atenção Básica de Saúde, Rafael Câmara; o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Luiz Carlos Franco Duarte; o general Ridauto Fernandes, do Departamento de Logística em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, assim como o secretário estadual de Saúde e os gestores do Hospital do Juruá.

visita-tecnica-jurua2

Na oportunidade, as conselheiras ressaltaram que todos os médicos do Acre estão envolvidos e comprometidos com este momento de crise e que, inclusive, um grupo de médicos voluntários iniciou esta semana atendimento no Parque de Exposições, em Rio Branco, onde famílias desabrigadas pela cheia do Rio Acre estão sendo recebidas. Também foi tratado sobre como fixar médicos no interior, além da questão de salários e condições de trabalho e sobre criação de um plano de emergência neste momento de pandemia.

Para a presidente do CRM o encontro foi bastante produtivo já que foi possível discutir sobre a realidade do Acre e os principais gargalos das regiões do interior. “Fizemos essa visita técnica para podermos verificar de perto a situação dessa unidade e depois tivemos essa reunião onde discutimos diversos pontos importantes. Acredito que vão sair bons frutos dessa conversa e quem ganha é nossa população e nossos profissionais de saúde que já estão há quase um ano nessa batalha”, disse a Dra. Leuda Dávalos.

visita-tecnica-jurua3

“Sem dúvida poder unir esforços em prol da qualidade da medicina e do atendimento à população é fundamental e foi para isso que hoje estivemos aqui em Cruzeiro do Sul e nos reunimos com a equipe do governo federal. O Conselho está sempre à disposição para contribuir, com o que for possível, para melhoria dessas questões”, afirmou a secretária geral, Dra. Dilza Ambros.

visita-tecnica-jurua4

Pandemia em Cruzeiro do Sul

Com quase 90 mil habitantes, a segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, registra 5.654 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Sesacre nesta sexta (26). Ao todo, 99 pessoas morreram em decorrência da doença. A taxa de incidência de Covid-19 no município é de 634,7 para cada 10 mil habitantes. Em todo o Acre já são registrados 56.731 casos da doença e 986 mortes.