fiscaliza-ps-mp

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) voltou a vistoriar o Pronto-Socorro de Rio Branco, nesta terça-feira (25). A ação, realizada pelo conselheiro diretor, Dr. Marcus Vinicius Yomura, foi acompanhada de representantes da Promotoria de Saúde do Ministério Público do Acre.

A visita seguiu o protocolo do Conselho Federal de Medicina (CFM) para fiscalização de unidades hospitalares durante a pandemia do novo coronavírus, que prestam atendimento a pacientes acometidos pela Covid-19.

Foram vistoriadas as UTIs Covid e não Covid, além das enfermarias cirúrgicas, clínica médica, ortopedia e centro cirúrgico, que se encontra em obras e funcionando parcialmente. O grupo foi acompanhado do diretor geral da unidade, Areski Peniche, e do diretor administrativo, Michel Ribeiro.

“O setor mais sensível hoje é o centro cirúrgico da unidade. Será elaborado um relatório e iremos convocar os chefes da cirurgia geral, ortopedia e anestesia para uma reunião para avaliarmos quais as melhores opções a serem tomadas até a conclusão completa da reforma do centro cirúrgico”, afirmou o conselheiro Marcus Vinicius.

fiscaliza-ps-mp1

Na semana passada, o CRM notificou o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a direção do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) após receber denúncia acerca da precariedade e da insuficiência de condições de trabalho na UTI Covid da unidade, que estava sem ar-condicionado.

Na fiscalização desta terça, a equipe do Conselho constatou que o problema foi resolvido parcialmente. De acordo com o conselheiro, a informação repassada foi de que os aparelhos de refrigeração passaram por limpeza, porém a situação só deve ser solucionada por completo quando for feita a troca dos filtros, que são comprados fora do Estado e devem chegar em um prazo de 30 dias.

fiscaliza-ps-mp2