O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou uma fiscalização na Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano, interior do Estado, em resposta a uma denúncia feita pelo vereador Alberto Ferreira Bezerra, do MDB. A ação foi realizada pelo primeiro secretário do CRM-AC, Dr. Alan Areal que encontrou uma série de problemas graves nas instalações.
Conforme o diretor do CRM, a inspeção revelou condições insalubres e inadequadas tanto para a população que busca assistência à saúde quanto para a equipe de saúde que trabalha na unidade.
“São péssimas e insalubres as condições de assistência à saúde da população e para a equipe da assistência desta unidade. É uma situação inaceitável e coloca em risco a saúde de todos”, afirmou.
Entre as constatações feitas durante a fiscalização foram identificados problemas em várias áreas da Unidade Mista de Saúde, incluindo a sala de Raio-X, consultórios médicos, banheiros, sala de medicação e sala de parto. Todos os espaços visitados estão em condições precárias e as obras estão paradas. A equipe encontrou equipamentos importantes, como o Raio-X, no chão da unidade e os banheiros estão em péssimo estado.
A denúncia solicitava, em caráter de urgência, a averiguação das condições na unidade de saúde. De imediato, a equipe do CRM-AC foi ao local e verificou a necessidade iminente de intervenções e melhorias na Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano.
O CRM-AC agora prepara um relatório sobre a vistoria e vai encaminhar à Secretaria Estadual de Saúde do Acre e ao Ministério Público Estadual para que sejam tomadas as medidas apropriadas para garantir que a situação seja corrigida e que a população e os profissionais de saúde possam ter acesso a um ambiente seguro e digno.