O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) acompanhou na noite desta quinta-feira (13) a prisão em flagrante de falso médico durante um procedimento cirúrgico em laboratório em Rio Branco. A prisão foi feita pela Polícia Civil.

A paciente que passava pela cirurgia foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). E o homem foi levado para a Delegacia de Flagrantes da capital acreana, na Cidade do Povo.

O falso médico já tinha sido denunciado pelo CRM-AC ao Ministério Público do Estado em julho de 2020 por exercer a medicina de maneira ilegal na cidade de Rio Branco. E o caso foi encaminhado pelo CRM-AC à Delegacia de Polícia Civil da 1ª Regional, no dia 30 de abril de 2020.

Na época, o CRM teve conhecimento sobre a atuação do homem por meio de uma paciente que teve lesões provocadas pelos atos cirúrgicos inapropriados praticados pelo falso médico. Ele é formado em medicina em faculdade do exterior e não possui revalidação de diploma, ou seja, não tem registro no Conselho de Classe e, portanto, não pode exercer a profissão.

O homem já respondeu, inclusive, processo na 2ª Vara Criminal de Rio Branco após denúncia de exercício ilegal da medicina no ano de 2016. Desde aquela época, ele já se apresentava como cirurgião plástico e teria provocado lesões corporais de natureza gravíssima em pacientes. Porém, o acusado foi beneficiado pela suspensão condicional do processo em maio de 2019, estando ainda em cumprimento das medidas estabelecidas.