Após denúncia apresentada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC), a Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26), a Operação Cheating, que visa combater fraudes na obtenção de diplomas de medicina revalidados no Brasil.

Desde 2019, o CRM-AC denunciou sete indivíduos por tentativas de registro médico utilizando documentos com indícios de falsificação, entre eles diplomas e certificados de revalidação. Todas as denúncias foram encaminhadas às autoridades competentes, incluindo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, para as devidas providências legais.

Um dos casos ocorreu em 2019, quando um indivíduo residente em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre, foi preso em flagrante pela Polícia Federal ao tentar registrar-se como profissional médico com um diploma de uma universidade de Montes Claros (MG), apresentando claros indícios de falsificação.

O último incidente notificado pelo CRM-AC foi em setembro do ano passado, quando um homem de 37 anos, natural do Maranhão, tentou obter registro profissional usando um diploma médico falso.

O Conselho reitera seu compromisso com a integridade da profissão médica e sua disposição em colaborar integralmente com as autoridades para coibir qualquer atividade fraudulenta que possa comprometer a qualidade e a segurança dos serviços de saúde, não só no Acre, mas em todo o Brasil.

“A operação em curso demonstra o esforço conjunto das instituições em assegurar que apenas profissionais devidamente habilitados e qualificados integrem a comunidade médica, garantindo a confiabilidade dos serviços médicos e a proteção da saúde da população brasileira”, disse a presidente do CRM, Dra. Leuda Dávalos.