O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) vem atuando de forma incansável para garantia da segurança dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus. Nesta terça-feira (2), o Conselho protocolou junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) dez relatórios de fiscalizações onde foram constatadas irregularidades com relação à oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais.

A medida foi feita após o MPT abrir um procedimento apuratório em que requisitou de todos conselhos de classe da área da Saúde informações a respeito da segurança dos profissionais que estão atuando diretamente com a pandemia.

Foram apontadas as irregularidades tanto em unidades de saúde da rede pública estadual, como também da rede municipal da capital acreana, Rio Branco, assim como no interior do estado. As fiscalizações fazem parte do cronograma especial de fiscalizações do CRM-AC para o período de pandemia, conforme orientação do Conselho Federal de Medicina.

O objetivo é verificar tanto a questão da disponibilidade dos equipamentos de proteção individual aos profissionais da área da Saúde, como a quantidade de leitos disponíveis nas unidades, medicações e de profissionais lotados na unidade. Além da estrutura física das unidades, fluxo e protocolo de atendimento dos pacientes.

“Essa é uma situação que o CRM vem acompanhando de perto desde o início da pandemia através das fiscalizações que têm ocorrido quase que diariamente nas unidades de todo estado. Algumas unidades não têm EPIs suficientes, outras estão com alguns itens em falta e até mesmo EPIs inadequados. Vale destacar que o CRM notificou os gestores dessas unidades onde foram encontradas as irregularidades para que possam providenciar os equipamentos adequados e também encaminhou relatórios ao Ministério Público do Estado do Acre. Agora, estamos enviando também ao MPT, conforme solicitação, para que sejam tomadas as providências que o órgão julgar necessárias”, disse a presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos.