Após receber uma recomendação do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), a prefeitura da cidade de Manoel Urbano, no interior do Acre, cancelou a compra de duas cabines de desinfecção de pessoas, que supostamente seriam usadas como uma medida de proteção contra o novo coronavírus.

A recomendação do Conselho foi enviada ao Ministério Público Estadual (MP-AC) para ciência e tomada de providências junto à prefeitura, após notícia de que o município teria anunciado a compra das cabines.

No documento, o CRM citou a nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na qual afirma “faltar evidências científicas” de que o uso de estruturas como câmaras, cabines e túneis para desinfecção de pessoas tenha eficácia, enquanto medida preventiva contra o novo coronavírus (covid-19).

Além disso, a Anvisa destaca que a utilização desse tipo de estrutura pode dar às pessoas uma falsa sensação de segurança. Desse modo, levar ao relaxamento das práticas de distanciamento social, de lavagem das mãos frequente com água e sabão, de desinfecção de superfícies e outras medidas de prevenção. Outra observação é que a adoção desse mecanismo não inativaria o vírus dentro do corpo humano, podendo ainda causar danos à saúde de quem se submetesse à desinfecção com saneantes aplicados diretamente na pele e nas roupas.