Após solicitação do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), em conjunto com o Conselho de Farmárcia, foi lançado nesta terça-feira (5), o novo formato das notificações de receitas de medicamentos sujeitos ao controle especial pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

A iniciativa surge como resposta após crescentes queixas de profissionais médicos, que enfrentavam obstáculos ao preencher as notificações de receitas, devido às limitações de espaço nos formulários. Essa questão estava causando entraves para os pacientes na hora de obter as medicações prescritas nas farmácias.

O CRM-AC solicitou à Sesacre a reconsideração no formato do documento, com um modelo mais adequado às exigências legais, o que foi atendido. O assunto também foi levado ao Ministério Público do Acre, para que fosse assinado um Termo de Ajuste de Conduta até a resolução definitiva do problema.

Durante o lançamento do novo documento, o CRM-AC foi representado pelo primeiro-secretário, Dr. Alan Areal, que destacou a conquista significativa e enfatizou a importância do diálogo entre as entidades envolvidas, evidenciando que a iniciativa beneficia tanto a população quanto os profissionais prescritores.

“Quero parabenizar pela concretização dessa reivindicação, que beneficia não apenas os prescritores, mas, sobretudo a população do Acre. Acredito que ações como essa são a prova real de que, juntos, podemos dar passos maiores. Dialogando conseguimos construir os melhores caminhos para que possamos seguir avançando, principalmente, na saúde”, afirmou o conselheiro diretor.

Durante o evento, o secretário de saúde, Dr. Pedro Pascoal, enfatizou que a reformulação do documento visa facilitar o trabalho dos prescritores, proporcionando um novo modelo mais adequado ao preenchimento de todas as informações exigidas. Ele ressaltou que a mudança também simplifica a rotina dos farmacêuticos e beneficia os usuário. “É um ato simples, mas com um resultado muito positivo. Quero parabenizar a todos os envolvidos nessa questão. Estamos aqui para facilitar a vida do usuário.”