Durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2024, realizado em Brasília (DF), a diretora da Secretaria Geral do CFM e conselheira federal do Acre, Dra. Dilza Ambrós Ribeiro apresentou uma análise minuciosa sobre os avanços tecnológicos e de governança implementados pela instituição. O tema foi abordado no segundo do evento, ocorrido no dia 8 de março.

Em sua apresentação, Dra. Dilza detalhou os projetos em andamento, destacando a colaboração entre o CFM e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) na implantação do Processo Administrativo Eletrônico (PAe) em todo o território nacional.

Segundo a Secretária Geral, o PAe já foi adotado por 17 CRMs e com outros 10 estão em fase de implementação, o que representa um marco na modernização dos processos internos e na agilidade na tramitação de documentos. E a meta é concluir essa fase até julho deste ano.

Além disso, Dra. Dilza abordou o desenvolvimento do Observatório CFM, um banco de dados do Conselho que reúne informações estatísticas sobre a profissão médica no Brasil. Os estudos incluem pesquisas como a Demografia Médica e a Radiografia das Escolas Médicas, além da criação de painéis sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a área de saúde suplementar.

Outro ponto de destaque durante o encontro foi a apresentação do conselheiro Donizetti Giamberardino, coordenador do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), que detalhou os esforços do CFM para garantir a qualidade dos cursos de Medicina no país. Giamberardino ressaltou a importância do SAEME-CFM como a “forma mais eficaz de aprimorar e garantir a qualidade dos cursos de Medicina” no Brasil.

A prescrição eletrônica também foi tema de destaque, com o conselheiro Estevam Rivello Alves apresentando os aspectos legais e de segurança do Prontuário Eletrônico. Rivello destacou a importância do sistema não apenas para facilitar o trabalho dos médicos na emissão de atestados, receitas e relatórios, mas também para beneficiar o meio ambiente, reduzindo o uso de papel.

O evento é uma atividade que, tradicionalmente, reúne o Plenário do CFM e algumas das principais lideranças dos CRMs e surge como espaço para o desenvolvimento e alinhamento de estratégias de ação para a autarquia.

A atuação da Dra. Dilza Ambrós Ribeiro reflete o compromisso do CFM em promover avanços no sistema conselhal, de forma mais eficiente e alinhada com os padrões éticos, em um contexto de constante evolução tecnológica.