Comissão Médicos de Fronteira é coordenada pela conselheira federal do Acre, Dilza Ribeiro (Foto: divulgação)

A Comissão Médicos de Fronteira, sob a coordenação da conselheira federal no Acre, Dilza Ribeiro, se reuniu na última terça-feira (12) para tratar a respeito da cartilha sobre a saúde fronteiriça. O material tem a previsão de lançamento para o mês de abril.

A comissão é formada por médicos de vários estados do país. A reunião ocorreu na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM) em Brasília e contou com a participação também de professores de Medicina.

Segundo Dilza Ribeiro, nesse momento, a comissão analisa as diferentes questões culturais nos estados de fronteira. A ideia é criar uma cartilha com orientações para os profissionais que atuam nesses locais, incluindo temas como saúde mental, indígena, da criança, do idoso e da mulher.

É importante lembrar que o Brasil possui uma extensa fronteira com outros países. Estamos trabalhando na possibilidade de fazer essa cartilha orientando os médicos a como se portar, utilizando os conhecimentos médicos frente à presença das diferenças culturais que existem nessas regiões”, acrescentou a conselheira.