CFM faz mapeamento do número de leitos de UTI no País.

O Conselho Federal de Medicina mapeou a distribuição dos leitos de UTI entre os estados e capitais do País com resultados preocupantes tanto no número absoluto de leitos como em sua distribuição.

Os leitos de UTI para o SUS e particulares estão disponíveis em somente 532 dos 5.570 municípios dos existentes no país. Sendo que leitos UTI da rede pública existem em apenas 466 desses.

Segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) o parâmetro de referencia para o bom atendimento à população é de 1 a 3 leitos para cada 10 mil habitantes.

Dos estados da região norte o Amapá tem o pior índice, com 797mil habitantes, 82 leitos de UTI e apenas 26 leitos para o SUS dando 0,33 leitos para cada 10 mil habitantes. O estado com melhor índice é Rondônia, com 1.805 mil habitantes, 294 leitos de UTI sendo 183 para o SUS resultando em 1,01 leitos por 10 mil habitantes.

O Acre, com uma população de 829 mil habitantes, tem 75 leitos de UTI (todos em Rio Branco) sendo 59 para o SUS o que dá 0,71 leitos para cada 10 mil habitantes.

Segundo o Presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre, Dr. Virgilio Prado “ A falta de leitos aflige tanto a população, que não tem acesso ao atendimento ideal quando estão em situações críticas de saúde, como os médicos que vêem-se a todo momento na delicada condição de realizar escolhas sobre qual paciente priorizar em um ambiente de escassos recursos”.

CFM faz mapeamento do número de leitos de UTI no País.

O Presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre, Dr. Virgilio Prado a falta de leitos aflige tanto a população, que não tem acesso ao atendimento ideal quando estão em situações críticas de saúde, como os médicos que vêem-se a todo momento na delicada condição de realizar escolhas sobre qual paciente priorizar em um ambiente de escassos recursos.