Nesta terça-feira, 15 de agosto, foi anunciado o resultado das eleições do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) para a gestão 2023-2028. Com 62,36% dos votos válidos, a Chapa 1, intitulada “União, Ética e Inovação”, saiu vitoriosa. O resultado foi divulgado pela Comissão Nacional Eleitoral por meio de transmissão on-line.

De acordo com o relatório final da apuração, cerca de 79,9% dos 1.238 médicos inscritos no CRM-AC que estavam aptos, votaram nos dois dias de eleições, demonstrando o engajamento da classe médica do Acre na escolha de seus representantes. Essa foi a maior quantidade de médicos eleitores da história do CRM-AC. A Chapa 2, denominada “Novo CRM-AC”, recebeu 37,64% dos votos válidos.

CONFIRA AQUI O RELATÓRIO DA APURAÇÃO

O presidente da Comissão Regional Eleitoral do Acre, Dr. Renato Fonseca, enfatizou a tranquilidade do pleito. Segundo ele, seguindo a tendência nacional, a grande maioria dos médicos votantes do Acre conseguiu votar pelo site de eleições.

“Isso comprova a praticidade e funcionalidade do sistema de votação on-line, que permitiu que os médicos exercessem seu voto de qualquer lugar em que estivessem. Essa eleição, sem dúvida, marcará um novo capítulo na história do sistema conselhal. Queremos parabenizar a Chapa 1 pela vitória e desejar sucesso nessa importante jornada. E também parabenizamos a Chapa 2 pela participação no processo eleitoral. Ficamos felizes com a adesão dos médicos no pleito, demonstrando a importância de votar e fortalecer nosso conselho”, disse o presidente da CRE.

O processo de votação teve início no dia 14 de agosto, às 6h (horário do Acre), e encerrou nesta terça-feira (15), às 18h. Esta foi a primeira vez que as eleições para os Conselhos Regionais de Medicina foram realizadas exclusivamente pela internet. Em todo país, mais de 390 mil médicos participaram da votação, exercendo seu direito de escolher os conselheiros regionais de medicina efetivos e suplentes, que conduzirão as atividades das autarquias regionais entre outubro de 2023 e setembro de 2028.

A posse dos novos conselheiros está agendada para 1º de outubro de 2023, seguindo as diretrizes da Resolução 2.315/22.

Durante os dois dias de votação, o CRM-AC disponibilizou suportes aos médicos em locais estratégicos, como o Hospital de Brasileia e a Representação do CRM em Cruzeiro do Sul, para auxiliar os médicos que encontraram dificuldades no processo de votação. Além disso, um mesário foi disponibilizado na sede do CRM para atender os médicos que estavam com dados desatualizados. Representantes da OAB-AC também acompanharam o pleito.

O médico que não pode votar por causa justificada ou impedimento terá até o dia 15 de outubro para justificar a ausência ou impedimento. A justificativa deve ser feita pelo site Eleições CRM-AC 2023 (eleicoescrms.org.br). Caso contrário, será aplicada multa eleitoral no valor de R$ 89,00 (oitenta e dois reais), conforme resolução n° 2317/2022.