Fiscalização ocorreu nesta quarta-feira (1)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) fiscalizou, nesta quarta-feira (1) o pronto-socorro de Rio Branco, uma das unidades referências no atendimento de pacientes com Covid-19. A ação, realizada pelo conselheiro, Dr. Marcus Vinícius, faz parte do cronograma especial de fiscalizações do CRM-AC para o período de pandemia, conforme orientação do Conselho Federal de Medicina.

Foi verificado que a unidade de saúde, que costumava ter em média 240 pessoas internadas e mais os acompanhantes, está com cerca de 80 pacientes. De acordo com o conselheiro, essa redução de quase 70% na circulação de pessoas dentro do hospital é muito positiva no enfrentamento à proliferação do coronavírus.

O conselho tem feito uma série de fiscalizações para verificar a oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais que estão na assistência aos pacientes suspeitos e confirmados de infecção pela Covid-19, além das condições de atendimento das unidades de saúde do estado. Ao final da vistoria, um relatório deve ser elaborado e encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e direção da unidade.

“Pude verificar que além dos EPIs fornecidos pela Ufac, através dos alunos do curso de Medicina, eles também estão confeccionando, no serviço de costura, os aventais descartáveis. A farmácia está bem abastecida, tanto de EPIs, como de insumos. Outra coisa importante é que o quantitativo de pacientes teve uma diminuição considerável. A enfermaria que chegou a ter mais de 100 pacientes internados, hoje tem 10 pacientes aguardando cirurgia ou em pós operatório. Então, estão conseguindo adiantar bastante e montaram uma sala específica para atendimento de pacientes com coronavírus”, afirmou o Dr. Marcus Vinícius.

Com pandemia de Covid-19, CRM-AC fiscaliza pronto-socorro de Rio Branco