O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou nesta quarta-feira (18) uma solenidade especial para celebrar o Dia do Médico. O evento reuniu médicos de todo o estado que completaram 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de profissão, destacando sua ética, compromisso e profissionalismo.

Além disso, o CRM homenageou o Dr. Antônio Herbert Leite Militão, presidente da Unimed Rio Branco, e a Dra. Paula Mariano, ex-secretária de Saúde do Acre por sua destacada contribuição e compromisso com a promoção da saúde e defesa da classe médica. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos médicos homenageados e conselheiros do CRM.

CONFIRA AS FOTOS AQUI

A abertura do evento foi feita pela Dra. Leuda Dávalos, que destacou a importância dos médicos não apenas como profissionais de saúde, mas como cidadãos dedicados ao serviço. Em um discurso emocionante, ela ressaltou a empatia, solidariedade e compromisso dos médicos, destacando seu papel crucial para a sociedade.

“Somos gigantes, não apenas pelo nosso título, mas pela essência de nossa profissão. Essa essência se manifesta em gestos que unem esforços em prol da vida, da ética e do aprimoramento das práticas médicas. Quero, neste momento, prestar homenagem a todos os profissionais que lutam diariamente para legitimar nossa profissão. Aqueles que renunciam aos melhores momentos de suas vidas porque compreendem a dimensão da dor e as necessidades da nobre profissão que escolheram,” afirmou Dra. Leuda Dávalos.

A conselheira federal do Acre e secretária-geral do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dra. Dilza Ribeiro, destacou a importância de reconhecer médicos que mantiveram uma conduta ética ao longo de suas carreiras, apesar das dificuldades. Ela elogiou a dedicação dos médicos que atuam no interior do estado, levando atendimento a regiões remotas.

“Importante destacar que essa homenagem é entregue aos que não possuem nenhuma infração ética durante sua atuação como médico. Então, a vocês, esse momento deve representar uma honra enorme. Para o Conselho, que luta por uma medicina que realmente seja compatível com nossa doação aos médicos, esse é o reconhecimento, realmente, de uma boa atuação. Na medicina, nós lidamos com seres humanos, lidamos com o que que tem de mais sensível,” afirmou Dra. Dilza Ribeiro.

Dr. Antônio Herbert Leite Militão expressou sua gratidão por ser lembrado pelo CRM em um momento desafiador da pandemia e ressaltou a importância do reconhecimento para os médicos.

Homenageada pelos 40 anos de profissão, Dra. Dinair Leão, conselheira diretora do CRM, emocionou a todos ao fazer uma viagem ao passado e lembrar a emoção do dia em que recebeu seu diploma de médico. Ela reconheceu o apoio fundamental de familiares e a importância de cumprir o juramento médico ao longo de sua carreira.

“Neste momento, não posso deixar de reconhecer o apoio e incentivo de nossos familiares, maridos, esposas, filhos, netos, que foram fundamentais para o êxito da nossa trajetória. Vocês também são merecedores de nossas homenagens,” afirmou Dra. Dinair Leão.

O evento foi uma celebração da dedicação e compromisso dos médicos do Acre, que continuam a servir a sociedade com excelência e amor à profissão, mesmo diante das adversidades.