Os conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) se reuniram em plenária nesta quinta-feira (27), por videoconferência. Durante o encontro, eles aprovaram a prestação de contas do mês de março e homologaram a Portaria n° 31/2023, que define as Câmaras Técnicas de Especialidades Médicas do CRM-AC.

A Resolução nº 487/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a política antimanicomial do Poder Judiciário também foi debatida durante a plenária. O tema foi apresentado pelo conselheiro e psiquiatra Dr. Marcos Araripe, que participou recentemente de uma reunião promovida pelo CREMESP com os demais CRMs para debater os possíveis prejuízos que a resolução, publicada em 15 de fevereiro deste ano, pode gerar para a saúde pública, impactando negativamente os pacientes psiquiátricos e a população brasileira.

O 3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr.  Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, que também é psiquiatra, participou da discussão na plenária do CRM-AC a convite da conselheira federal do Acre e secretária-geral do CFM, Dra. Dilza Ribeiro, e informou que será marcado um fórum a âmbito nacional para que a resolução seja discutida com toda classe médica.