Vistorias ocorreram em unidades de saúde de Rio Branco e distrito indígena no interior do AC

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou vistorias em duas Unidades de Saúde da Família da capital, Rio Branco, e no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Purus, em Sena Madureira, no interior do estado. As vistorias ocorreram na segunda (29) e terça-feira (30).

Em Rio Branco, o trabalho foi feito nas unidades USF Antenor Ramos I-II, na Avenida Amadeo Barbosa, e na USF Francisca Barbosa Guerra, no bairro Comara, no Segundo Distrito de Rio Branco. A vistoria foi realizada, na segunda-feira (29), pelo conselheiro George Umeoka.

Vistorias ocorreram na segunda (29) e terça-feira (30)

Já no interior do estado, a fiscalização ocorreu no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Purus, que fica no Centro do município de Sena Madureira. O conselheiro Alan Areal foi o responsável pela ação e disse que o local funciona como um polo de apoio para indígenas que vão até a cidade em busca de atendimento médico.

Além do cronograma de fiscalização do CRM-AC para o ano de 2019, essa vistoria foi realizada também a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), em que a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, solicitou apoio aos Conselhos para vistoriar os locais de atuação do Programa Mais Médicos.

Durante a vistoria, foi constatado que o prédio precisa passar por reformas. Segundo o conselheiro, a direção da unidade informou que a última obra no local foi há cerca de 18 anos.

“Precisa de uma reforma urgente, é um prédio que está bem deteriorado. Quanto aos atendimentos, esses são feitos de forma itinerante e programada, onde essas equipes vão até as aldeias. Além disso, eles recebem os indígenas no polo, encaminham para as unidades de saúde e, em casos mais graves, internam os pacientes no hospital de Sena Madureira”, disse o conselheiro.

Ações fazem parte do cronograma de fiscalização do CRM-AC para o ano de 2019