Os conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) se reuniram nesta segunda-feira (31) na primeira plenária de 2022. Por conta da pandemia, a reunião segue sendo realizada por videoconferência.

Na oportunidade, os conselheiros falaram sobre o falecimento do ex-presidente do CRM-AC, Dr. Ricardo Fróes Camarão, ocorrido na última sexta-feira (28), em Belém do Pará, sua cidade natal. O grupo relembrou a trajetória do médico que foi tão importante para o Conselho.

Amigo pessoal do ex-presidente, o conselheiro Antônio Clementino Júnior disse que iniciou a atuação no sistema conselhal a convite do Dr. Ricardo Camarão. “É uma pessoa que a gente não pode nunca esquecer, que fez um trabalho muito importante no CRM e no atendimento à população acreana. Nossa vida é curta e não podemos perder da memória o que os colegas tentam fazer de melhor por nosso estado.”

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos lembrou que conheceu Dr. Camarão nos anos 90, quando ele atuou na cidade de Brasileia, no interior do Acre. “Foi ele quem me incentivou muito a pegar a bolsa de estudo e ir embora estudar medicina fora do país. Lembro que ele ajudou, inclusive, a pagar minha passagem. Tenho muito carinho por ele, um ser humano muito especial.”

Doutor Ricardo Camarão foi presidente do CRM-AC no período de outubro de 1998 a setembro de 2003. Durante sua gestão, em 2002, houve a inauguração do prédio que hoje é sede do Conselho, com salas amplas e climatizadas, boas instalações e nove setores executivos.

Na época também houve a reformulação do Regimento Interno do Conselho, do Plano de cargos e salários e normativo de pessoal; Manual de procedimentos administrativos para a área judicante; e do Manual de acompanhamento de processos éticos disciplinares para os CRMs. Em 2003, o Dr. Ricardo Camarão chegou a ser reeleito, mas acabou desistindo do cargo logo depois.