O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) entregou nesta segunda-feira (11) a carteira profissional a sete novos médicos. A cerimônia foi conduzida pela presidente do CRM, Dra. Leuda Dávalos, pela secretária geral do CFM e conselheira federal do Acre, Dr. Dilza Ribeiro, e pelo primeiro secretário do CRM, Dr. Alan Areal.

Ao dar início ao evento, Dra. Leuda Dávalos, expressou sua gratidão pela presença de todos e parabenizou os médicos e seus familiares pela conquista tão esperada, ressaltando que alguns foram seus alunos e outros revalidaram seus diplomas.

CONFIRA AQUI TODAS AS FOTOS

Com orgulho, a presidente compartilhou sua própria trajetória, destacando que também foi formada no exterior e passou pelo processo de revalidação. “O que importa é nossa responsabilidade com nosso paciente, com a medicina e com nosso trabalho ético. Essa é a casa do médico, aqui todos são bem-vindos”, afirmou.

A secretária-geral do CFM, Dra. Dilza falou sobre a história dos Conselhos de Medicina e ressaltou a importância de os médicos seguirem o Código de Ética Médica. A doutora destacou ainda os desafios enfrentados pelos médicos, especialmente aqueles que atuam no interior e em áreas de fronteira.

A criação de um plano de cargo e carreira para médicos, visando a fixação desses profissionais em regiões remotas, foi abordada por Dra. Dilza, que enfatizou também a importância da constante atualização profissional.

Doutor Alan Areal deu as boas-vindas aos novos colegas, parabenizando pela conquista e ressaltando a importância da relação médico-paciente. Ele destacou as funções do CRM e abordou sobre o Código de Ética e a responsabilidade ética que cresce a cada passo na carreira médica.

Dentre os novos médicos, a Dra. Juliana Nascimento de Paula Afonso, é natural do Rio de Janeiro, mas mora Acre desde a infância. Ao receber a carteira, ela compartilhou a emoção de seguir os passos do pai médico, que é ginecologista. “É um momento muito importante, dá vontade até de chorar. Meu pai é médico aqui no Acre e eu sempre me inspirei nele. Pretendo seguir os passos dele e fazer especialização em ginecologia e obstetrícia.”

A doutora Djane Maria Torres Casas Moura, natural de Brasileia e prima da presidente Dra. Leuda, emocionou a todos ao receber sua carteira. Ela fez questão de levar uma foto dos pais, que faleceram recentemente e agradeceu a Deus pela oportunidade. A nova médica compartilhou sua jornada pessoal e destacou que, com fé, está determinada a dar o melhor de si como médica e profissional.

“Eu perdi a minha mãe em 2020, ela tave câncer, e depois de um ano eu perdi meu pai. Então foi muito difícil poder chegar onde eu estou. Eu sei que eles estão olhando por mim. E, primeiramente, quero agradecer à Deus. É uma emoção pra mim estar aqui, essa minha carteira é um sonho que se tornou realidade”, disse Djane.

Entre os novos médicos estão:

• – Juliana Nascimento de Paula Afonso
  • – Larissa Magalhães Figueiredo