Na tarde desta terça-feira (30), o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) sediou uma importante reunião com representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado (CRF-AC). O encontro teve como objetivo estreitar a relação entre as instituições e discutir questões relacionadas ao preenchimento de receitas de medicamentos.

A reunião contou com a presença da presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, da conselheira federal do Conselho de Farmácia, Isabela Sobrinho, da presidente do CRF-AC, Márcia Rafaele Silva, do conselheiro federal de farmácia Clayton Pena e da secretária-geral do CRF-AC, Gislaine Lima.

A Dra. Leuda Dávalos iniciou a reunião expressando sua gratidão pela presença de todos e ressaltou o compromisso do CRM-AC em promover o diálogo e buscar parcerias que contribuam para o aprimoramento do atendimento de saúde à população acreana.

Durante a reunião, a conselheira federal de farmácia, Isabela Sobrinho, explicou que o encontro foi motivado pela necessidade de integração entre as instituições, devido a problemas identificados no preenchimento inadequado de receitas de medicamentos. Segundo ela, a Vigilância Sanitária tem notificado algumas farmácias de Rio Branco por conta de irregularidades constatadas nas receitas, que não estão seguindo as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com o intuito de solucionar esses problemas e evitar transtornos aos pacientes, o CRM-AC afirmou que irá intensificar campanhas informativas direcionadas aos médicos sobre as boas práticas no preenchimento de receitas. Além disso, os conselhos planejam realizar um workshop específico sobre a temática das receitas de medicamentos. Esse evento contará com a participação de prescritores e demais atores envolvidos no processo, visando promover uma ampla discussão e fornecer orientações atualizadas.

“Essa reunião representa um passo importante na busca por uma maior integração entre o Conselho Regional de Medicina do Acre e o CRF. A parceria estabelecida aqui visa aprimorar as práticas relacionadas ao preenchimento de receitas de medicamentos, garantindo que os pacientes tenham acesso a medicamentos de forma segura e eficaz”, disse a presidente do CRM-AC, Dra. Leuda.