Reunião ocorreu nesta segunda-feira (13)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) sediou, nesta segunda-feira (13), uma reunião entre os conselhos de saúde do estado para tratar sobre o cenário atual do Acre diante da pandemia do novo coronavírus. Representando o CRM, estiveram presentes a presidente, Dra. Leuda Dávalos, e a vice-presidente, Dra. Thereza Neuma.

Na oportunidade, o grupo discutiu sobre a oferta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais em saúde, bem como a necessidade de treinamento das equipes que estão na linha de frente do atendimento de pacientes com Covid-19 e a importância da conscientização da população acerca do isolamento social, que tem se mostrado o meio mais efetivo de combate à pandemia.

Entre as entidades que estiveram presentes estavam: o representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Rayfran da Silva Alabe, do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), Francy Anny Ribeiro, do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC), Márcio Raleigue e Lourenço Vasconcelos e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), José Adailton Pereira.

“Essa reunião foi para discutirmos com todos esses conselhos de classe com relação às condições de trabalho desses profissionais durante a pandemia, assim como as medidas que precisam ser tomadas pelo poder público com relação à conscientização da sociedade sobre as importâncias de manterem o isolamento. Estamos vendo ainda muitas pessoas nas ruas e isso não pode acontecer nesse momento. Mais uma vez queremos reforçar aos trabalhadores em saúde que eles não estão sozinhos e que estamos na luta por condições adequadas de trabalho e, consequentemente, melhor atendimento à sociedade acreana”, disse a presidente do CRM.