Fiscalizações fazem parte do cronograma do CRM conforme solicitação do CFM

As equipes de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) seguem com as vistorias para verificar a oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais que estão na assistência aos pacientes suspeitos e confirmados de infecção pela Covid-19, além das condições de atendimento das unidades de saúde do estado.

A ação faz parte do cronograma especial de fiscalizações do CRM-AC para o período de pandemia, conforme orientação do Conselho Federal de Medicina. Na sexta-feira (27), os conselheiros Dr. Alexandre Baroni e Dr. Antônio Gilson, acompanhados do assessor jurídico do CRM-AC, Dr. Mário Rosas, realizaram vistoria na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. O objetivo foi verificar as condições para possíveis recebimentos de pacientes com quadro clínico de Covid-19. Ao final, o CRM encaminhou recomendações do Ministério da Saúde e do CFM à direção da unidade.

Já nesta segunda-feira (30), a presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, fiscalizou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, também na capital acreana, Rio Branco. Na oportunidade, a presidente ouviu os relatos da equipe médica e verificou que a unidade recebeu recentemente kits de EPIs doados por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac). Foi informado ainda que dois médicos vão preparar os demais profissionais da UPA para o uso correto dos EPIs. Além disso, foi observado que a unidade ainda está recebendo um número elevado de pacientes para atendimentos diversos.

“Havia uma enfermeira orientando os pacientes e acompanhantes sobre a necessidade de evitar aglomerações. Isso preocupa bastante, visto que muitas pessoas ainda estão buscando as unidades para receberem atendimentos que, muitas vezes, podem esperar. Nesse momento é importante que a população fique ciente dos riscos de aglomerações. A indicação é que só procurem uma unidade de saúde em casos necessários para evitarmos a proliferação desse vírus que tanto tem nos preocupado. Vamos continuar com essas fiscalizações nas unidades e fazer as recomendações pertinentes, essa é nossa missão. Além de seguirmos lutando para que sejam garantidas as medidas de segurança aos profissionais em saúde”, afirmou a presidente.

CRM-AC fiscaliza unidades de saúde para auxiliar no combate ao coronavírus

Também nesta segunda-feira (30), o conselheiro e Primeiro Secretário do CRM, Dr. Virgilio Prado, fiscalizou a UPA do Segundo Distrito de Rio Branco. A unidade, que é a referência para o atendimento de casos de novo coronavírus na capital, também recebeu doações de EPIs confeccionados por acadêmicos de Medicina da Ufac e possui dois leitos de semi-intensiva, com respiradores.

“A constatação é que temos sim equipamentos de proteção individual na unidade, praticamente 100% por causa dos alunos da Ufac, que estão fazendo um trabalho maravilhoso e incansável. Pude constatar que os profissionais estão com os protetores faciais, máscaras faciais, máscaras N95, aventais e óculos. De acordo com a direção da UPA, os EPIs são suficientes para, pelo menos, 15 dias. A unidade está bem preparada, a escala de médicos está completa, não há dificuldades de fechar escala”, informou o Dr. Virgilio Prado.