fiscaliza-portoacre1 1

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) vistoriou, nesta quarta-feira(25), cinco unidades de saúde do município de Porto Acre, no interior do Estado. A ação faz parte do cronograma especial de fiscalizações durante a pandemia do novo coronavírus, conforme orientação do Conselho Federal de Medicina.

A vistoria foi realizada pela presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos e pela conselheira Dra. Ana Carvalho, acompanhadas pelo assistente administrativo do Departamento de Fiscalização do Conselho, Marcílio Marques. O objetivo da ação é acompanhar o funcionamento das unidades de saúde do estado do Acre durante a pandemia.

Entre as unidades fiscalizadas estão a Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Soledade Soares Gadelha; USF Raimunda Bitencourt da Silva; USF Ilda Barbosa de Souza; e dois Centros de Referência para atendimento de pacientes com Covid-19 na cidade.

fiscaliza-portoacre

A equipe de fiscalização verificou tanto a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos servidores de Saúde, como de medicações e de profissionais lotados nas unidades. Além do fluxo e protocolo de atendimento dos pacientes.

“Essa maneira que eles fizeram de separar o fluxo ficou muito boa. No caso dos pacientes com suspeita de Covid-19, eles vão para as unidades de referência I e II, sendo uma em Porto Acre mesmo e outra na Vila do Incra, na zona rural do município. Já os demais pacientes que não estão com a doença são atendidos nas unidades básicas de saúde. Após testar positivo para a doença, aqueles que não precisam de internação são acompanhados pela equipe móvel. Verificamos também que nas unidades de referência os funcionários estavam com os equipamentos de proteção adequados e que em todas as unidades tinham médicos”, disse a presidente do CRM.

Um relatório com as constatações deve ser elaborado pelo Conselho e encaminhado à direção das unidades para as devidas providências.