Fiscalização ocorreu nesta quarta-feira (3)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) vistoriou, nesta quarta-feira (3), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral Franco Silva, na capital acreana, Rio Branco. A ação faz parte do cronograma especial de fiscalizações durante a pandemia do novo coronavírus, conforme orientação do Conselho Federal de Medicina.

A fiscalização foi realizada pela presidente do CRM, Dra. Leuda Dávalos, e pelo tesoureiro, Dr. Marcus Vinicius. O objetivo é acompanhar o funcionamento das unidades de saúde do estado do Acre durante a pandemia. A equipe de fiscalização verificou tanto a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos servidores de Saúde, como quantidade de leitos disponíveis, medicações e de profissionais lotados na unidade. Além do fluxo e protocolo de atendimento dos pacientes.

Conforme o conselheiro, Dr. Marcus Vinicius, na recepção da unidade foi constato que estão atendendo as orientações para evitar contaminação pela Covid-19. No local tinha um profissional devidamente paramentado e disponibilizando álcool, além de cadeiras demarcadas para manter o distanciamento das pessoas e barreiras de acrílico para o atendimento direto ao público.

CRM fiscaliza UPA em Rio Branco para verificar oferta de EPIs e condições de atendimento

Apesar disso, foi verificado que falta lençóis nas macas e a higienização das superfícies precisa ser melhorada. A direção da unidade reclamou que tem tido problemas para o transporte de pacientes pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e que, inclusive, está com um paciente positivo para Covid-19, que aguarda transferência há oito dias. O diretor técnico informou ainda que no laboratório da unidade está com dificuldade para realização de alguns exames.

Não foi observado problema com relação a disponibilidade de equipamentos de proteção individual aos profissionais e aos pacientes e a unidade está com escala de médicos e fluxo organizado.

“Vale ressaltar que vamos continuar com essas atividades de fiscalizações, acompanhando a situação das unidades de saúde durante essa situação de emergência em saúde pública. Nosso papel é buscar garantir a segurança aos profissionais de saúde durante o trabalho na linha de frente dessa batalha contra o novo coronavírus”, disse a presidente do CRM.