Entrega ocorreu nesta quinta-feira (19)

Em mais um encontro com o secretário de Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC), juntamente com outras entidades médicas, entregou nesta quinta-feira (19) um documento com recomendações aos gestores do estado. A carta solicita uma atenção especial à saúde de médicos e demais profissionais que estão atuando diretamente no atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus, além de ações para garantia do atendimento adequado à população.

O documento foi elaborado durante reunião, na quarta-feira (18), por representantes do CRM, da Associação Médica do Acre, Sindicato dos Médicos do Acre e da Academia Acreana de Medicina.

CONFIRA O DOCUMENTO COMPLETO

“Gostaria de agradecer mais uma vez a disponibilidade do secretário em participar dessa reunião e de ouvir a classe médica nesse momento. Como já foi dito anteriormente, nosso intuito é buscar garantir a segurança dos profissionais em saúde que estão na linha de frente do enfrentamento dessa pandemia. Queremos também agradecer a todos os médicos pelo trabalho que vem sendo desenvolvido e dizer que estamos juntos nessa batalha”, disse a presidente.

Entre as recomendações entregues ao secretário está a que os profissionais de saúde na rede pública quando em atendimento a pacientes sintomáticos tenham assegurados os equipamentos de proteção individual (EPI), compostos, minimamente, de máscaras de proteção N95, luvas, óculos e avental descartável.

Foi solicitado ainda que seja simplificado o trâmite administrativo para afastamento de médicos e outros profissionais de saúde que estiverem retornando ao Estado do Acre para que fiquem em isolamento doméstico por, no mínimo, sete dias.

Entidades médicas entregam documento a secretário de Saúde

As entidades requisitaram a participação para compor as comissões e espaços de discussão de medidas governamentais de modo a assessorar o manejo técnico e científico nas questões referentes à epidemia. E que o Plano de Contingenciamento para a COVID-19 no estado tenha participação das entidades médicas já que existe a necessidade de melhor debate quanto aos fluxos de atendimento e trabalho.

Tal reivindicação foi prontamente atendida pelo Secretário de Saúde. Após a reunião com o secretário, ficou acordado que cada entidade médica participará do Comitê de Gerenciamento de Crise da Saúde para auxiliar nas questões técnicas do avanço da pandemia.