posse-diretoria

A diretoria do Conselho Regional de Medicina do Acre deu posse, nesta segunda-feira (26), à diretoria clínica e Comissão de Ética de unidades de saúde de Rio Branco.

Entre os empossados estão a diretora clínica, Dra. Caroline Perpétuo Formiga Pires e vice-diretor clínico, Dr. Regis Augusto Hashimoto do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac). Os doutores foram eleitos durante assembleia no último dia 5 de setembro.

Também foram empossados nesta segunda, a diretora clínica Dra. Valéria da Silva Aguiar e o vice-diretor clínico Dr. Isnard Bastos Barbosa Leite Filho, da Policlínica do Tucumã. Além disso, os médicos Luís Fernando Borja Gomez, Samara Messias da Silva e George Umeoka assumiram a Comissão de Ética Médica da unidade de saúde. O grupo foi eleito no pleito que ocorreu no último dia 16 de setembro.

A Policlínica do Tucumã possui 22 médicos em seu corpo clínico e atende a diversas especialidades médicas, sendo que o carro chefe é a medicina de família. Além de medicina de família, a unidade conta com pediatria, ginecologia, endocrinologia, gastrologia e reumatologia e médico clínico geral.

A diretoria Clínica e Comissão de Ética da Maternidade Bárbara Heliodora, de Rio Branco, também foi empossada pela diretoria do CRM-AC. Entre os médicos que assumiram estão a ginecologista Dra. Magali Elena Rojas Tuesta de Araújo, como diretora clínica, e como vice-diretor clínico o também ginecologista e obstetra Dr. Alberto Soares Neto. Já a Comissão de Ética é formada pelos titulares: Dr. Jolcimar Jean Alecio; Dr. Jose Everton Santiago e Dr. Gláucio Bastos Mesquita e pelos suplentes: Dra. Ana Isabel Coelho; Dr. John Lennon Moreira e Dr. Gustavo de Souza Castro.

A presidente do CRM-AC iniciou a reunião parabenizando os novos diretores e membros das comissões de ética e falando da importância do trabalho deles dentro das unidades de saúde do Estado.

“Só em vocês toparem estar com a gente, assumindo essa responsabilidade é uma alegria muito grande para todos nós. Diretor clínico e diretor técnico não tínhamos há um bom tempo, nós tínhamos perdido esse espaço, que é nosso. Então, agradeço mesmo porque é super importante voltarmos a ocupar nossos espaços, principalmente o diretor clínico. A direção clínica e Comissão de Ética dentro de uma instituição ajuda a resolver muitos problemas, são os olhos do Conselho dentro das unidades de saúde. São vocês quem vão fazer o elo entre o corpo clínico e gerência em busca de melhores condições de trabalho, essa é nossa luta e, agora, vai ser a de vocês também”, disse a presidente.

O tesoureiro do CRM, Dr. Marcus Vinícius também parabenizou os colegas. “É uma função de muita responsabilidade e também de muito aprendizado, tudo é uma grande experiência. A gente sempre fala que o ideal seria que todo colega passasse por uma direção clínica, uma comissão de ética ou pelo CRM, para ver que não é fácil nossa tarefa. Sempre vocês devem notificar sobre as dificuldades que vocês encontrarem, sempre contem com o CRM. Por mais que a gente não consiga sanar todos os problemas, que vocês fiquem resguardados de eventuais situações que ocorram. Não desanimem, por mais que a tarefa seja ingrata e a gente não veja um benefício a curto prazo, o importante é continuar lutando, que uma hora a gente consegue resolver os problemas, ou pelo menos, minimizá-los”, afirmou.

A médica de família Dra. Valéria Aguiar, diretora clínica da Policlínica do Tucumã, falou do novo desafio e se disse otimista. “Estou atuando na Policlínica do Tucumã há quase dois anos e esse ano recebi o convite para fazer parte de uma chapa para as eleições de direção clínica, inclusive, essa é a primeira vez que a unidade tem direção clínica. Estamos voltando a ocupar nossos espaços. Estou com boas expectativas, é uma experiência nova para mim, sempre estou disposta a novos desafios e, se Deus quiser, estarei fazendo um bom mandato, ajudando sempre e fazendo essa ponte entre o corpo clínico, gestão e também CRM. Agradeço o acolhimento de todos e vou fazer meu melhor”.

A diretora clínica do Hosmac, Dra. Caroline Formiga disse que é tudo muito novo para ela com relação às atribuições da direção clínica, mas que também está confiante com a nova caminhada. “Na verdade, tenho muitas dúvidas ainda com relação a esse cargo, mas entendi que seremos essa ponte entre o CRM, os médicos e a unidade. Espero também dar o meu melhor”.