O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) promoveu, nesta quinta-feira, 4 de abril, uma reunião de extrema importância entre a Comissão de Educação Médica Continuada, a Comissão do Médico Jovem e a Câmara de Medicina da Família. O objetivo principal do encontro foi discutir estratégias para reforçar o Programa de Educação Médica Continuada, visando atender às necessidades dos médicos do Estado do Acre.

A reunião foi presidida pela conselheira Dra. Daniela Fernandes, que lidera a Comissão de Educação Médica Continuada. A doutora propôs a realização de uma enquete entre os médicos para identificar suas preferências em relação aos cursos a serem ministrados, bem como suas maiores necessidades de formação continuada.

Dra. Daniela ressaltou ainda a importância de cursos e palestras, especialmente, para os médicos que atuam na atenção primária. O objetivo é preparar esses profissionais para evitar evoluções que possam demandar atenção em níveis mais urgentes e emergenciais.

Entre as prioridades levantadas pelos membros das Comissões e Câmara para temas a serem abordados em cursos estão:

• – Interpretação de Raio-X e Tomografia
  • – Endocrinologia: Diabetes e Doenças da Tireoide
  • – Cardiologia: Hipertensão e Eletrocardiograma
  • – Saúde Mental
  • – Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • – Urgência e Emergência
  • – Pessoa Jurídica Médica, Previdência Privada, Mercado de Trabalho, Mercado Financeiro
  • – Publicidade Médica
  • – Ato Médico

Esses temas foram identificados como cruciais para o aprimoramento profissional dos médicos acreanos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

“Promover esse tipo de discussão e planejamento demonstra o compromisso do nosso Conselho com a qualificação contínua dos médicos, buscando sempre oferecer um atendimento de excelência à comunidade. Espera-se que a implementação das estratégias discutidas durante a reunião contribua significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do corpo médico do estado”, afirmou a presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos.

Participaram da reunião os médicos:

• – Dr. Alberto Soares Neto
  • – Dra. Leuda Maria da Silva Davalos