O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizou, nesta quinta-feira, 18, a solenidade de entrega de carteiras profissionais para 22 novos médicos. A cerimônia foi conduzida pela presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, acompanhada pelos conselheiros Dr. Davi Carneiro e Dr. Marcos Araripe, além do coordenador jurídico do CRM, Dr. Mário Rosas.

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos, parabenizou os novos médicos, expressando sua alegria em entregar as carteiras profissionais. Durante seu discurso, ela enfatizou as responsabilidades dos médicos e a importância do autocuidado na profissão.

CONFIRA TODAS AS FOTOS

“Nós trabalhamos todos os dias, renunciamos a momentos com nossas famílias para nos dedicar a cuidar do outro. É fundamental que também nos cuidemos, pois muitas vezes, estamos tão focados em cuidar dos outros que esquecemos de nós mesmos. Devemos ser acolhedores e receptivos, oferecendo palavras de conforto aos nossos pacientes, que depositam em nós toda a sua fé e esperança de melhora.”

A presidente mencionou uma visita nesta quinta-feira ao Dr. Maximo Vegas Zapata (CRM/AC 472), que recebeu uma placa de homenagem pelos mais de 25 anos de atuação na medicina. O médico, que trabalhou por décadas em Sena Madureira, está atualmente em tratamento de saúde e foi reconhecido pelo seu exemplo de ética.

O coordenador jurídico do CRM, Dr. Mário Rosas, também parabenizou os novos médicos, desejando-lhes sucesso em suas carreiras e ressaltando a importância de seguirem o código de ética médica.

O conselheiro Dr. Davi Carneiro destacou a oportunidade que os novos médicos têm de se preparar para os programas de residências médicas, tanto no Acre quanto em outras regiões do Brasil. Ele ressaltou a importância do estudo contínuo na medicina e aconselhou os novos médicos a nunca pararem de estudar. “Aproveitem esses seis meses até o final do ano para se prepararem para os programas de residências médicas. A medicina é um constante estudo, e nunca devemos parar de aprender.”

Entre os novos médicos, Dra. Ingrid Gomes Ferreira (CRM-AC 3402) compartilhou sua emocionante trajetória. Nascida no Rio de Janeiro, ela se mudou para Rio Branco aos cinco anos de idade. Ingrid relembrou momentos marcantes de sua vida, como a cirurgia que sua mãe precisou passar após o diagnóstico de câncer. Atualmente, Dra. Ingrid trabalha na área de hemodiálise no Peru e ressaltou a importância de oferecer atendimento humanizado aos pacientes.

“Infelizmente, o câncer já tinha feito metástase e minha mãe faleceu em 2013. Por isso fiquei tão emocionada, porque antes de estudar medicina, eu conheci o Dr. Marcos Araripe, e quando já estava na faculdade, foi o Dr. Davi que fez a cirurgia da minha mãe. Hoje, estou regressando ao meu país depois de dez anos fora, e sei que minha mãe estaria muito feliz.”

A entrega das carteiras profissionais marcou um importante passo na carreira dos novos médicos, reforçando o compromisso do CRM-AC com a ética e a excelência na medicina.