diadomedico-20214

Médicos que foram vítimas da Covid-19 foram homenageados pelo Conselho Regional de Medicina do Acre nesta segunda-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médicos.

Placas e flores foram entregues aos familiares desses profissionais que estiveram na linha de frente durante a pandemia e acabaram perdendo suas vidas para a doença.

O evento foi marcado pela emoção das conselheiras, dos familiares e dos demais médicos que participaram. Nesta segunda, as homenagens foram entregues pelas conselheiras Dra. Maria das Graças e Dra. Ana Carvalho.

diadomedico-20211

Familiares do médico Edilson Itani Carneiro estiveram no CRM para receber a homenagem. O médico perito federal era natural da capital acreana, Rio Branco, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e estava inscrito no CRM-AC há mais de 46 anos.

“Quero dizer que a gente vem com o coração apertado, porque é uma homenagem, mas póstuma. Creio que onde ele estiver está sentindo e está vivo entre nós e muito feliz porque, apesar do que se passou, ele está recebendo essa homenagem. Quero agradecer pelo carinho e pelo reconhecimento. Infelizmente no ano passado, no dia que ele completaria 40 anos de formado, foi o dia que estávamos sepultando-o. Hoje é um momento de muito orgulho por tudo que ele representou”, disse a filha do médico, Patrícia Carvalho.

Também receberam homenagens os parentes do Dr. Efrain Suarez Nunes Del Prado, falecido em junho deste ano em Rio Branco. O médico atuava há 20 anos no estado. “Muito grata por essa homenagem. Muito obrigada”, disse a filha do doutor, Vivian Soarez.

diadomedico-20212

O médico Jaime Rider Careno Limpia também foi um dos homenageados. Ele faleceu em fevereiro deste ano, aos 52 anos, na UTI do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. O médico era inscrito no CRM-AC há mais de 16 anos.

Outro médico homenageado foi o Dr. Laurence Humani Alvarez, que morreu em janeiro deste ano em decorrência da Covid-19. O doutor atuava na cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, e estava inscrito no CRM-AC há mais de 22 anos. Dr. Laurence Huamani morreu aos 51 anos no Hospital Regional do Juruá.

“Em representação à nossa família viemos de Cruzeiro do Sul, a viagem se torna difícil sem a presença dele. Ele sempre percorria essa viagem levando pacientes pelo TFD. Era um excelente médico, irmão e esposo”, disse Juan Alvarez, irmão do médico.

diadomedico-20215

A irmã e o pai do médico Regleson de Souza Pereira também receberam a homenagem em memória do doutor. “Ele sempre gostou de ser médico e essa não deixa de ser uma lembrança. Agradeço a vocês o carinho”, afirmou o pai, Estanislau Pereira. “Ele amava o que fazia, tanto que fez questão de estar à frente na pandemia, honrando seu compromisso. Tenho certeza que onde estiver, está muito honrado com essa homenagem”, completou a irmã, Keithianne Pereira.

diadomedico-20218

Muito emocionada, a médica Leodir Maia da Costa Saadi foi receber a homenagem em memória do marido, o também médico Tufic Mizael Saadi Filho, que faleceu em abril deste ano. Ele era inscrito no CRM-AC há mais de 42 anos e atuava na região de fronteira, no Alto Acre. O doutor foi um dos médicos homenageados no ano passado pelo CRM, na Semana do Médico, pelos mais de 40 anos de profissão.

“O CRM confere essa placa de reconhecimento ao esforço e trabalho desse profissional que, durante 43 anos, fez de tudo naquela cidade para atender à população de Brasileia. O Conselho reconhece profundamente essa atuação. Muito ele fez pelo Estado do Acre”, afirmou a conselheira Maria das Graças ao entregar a placa de homenagem.

diadomedico-20216

Os pais e os filhos do médico Alan Fonseca Lima também receberam a homenagem do CRM-AC. “Quero agradecer ao conselho, nesse momento a dor ainda é muito grande. Só nos resta a saudade e a lembrança desse ser humano incrível que ele foi, mas tenho certeza que o dever do Alan e demais colegas foi cumprido. Onde ele estiver, acredito que está alegre. Tenho duas lembranças do Conselho, esta e quando ele veio receber a carteira. Alan foi um excelente profissional, que jovem perdeu a vida. Nos deixou duas sementes lindas, nossos netos”, falou o pai emocionado.

diadomedico-20217