O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) esteve, nesta quinta-feira (5), no município de Sena Madureira em conjunto com a equipe do Ministério Público Estadual (MP-AC) para fiscalizar o Hospital João Câncio. A unidade de saúde passa por obras de ampliação e reforma da estrutura física e tem atuado de forma precária em alguns setores.
A equipe de fiscalização verificou que na unidade faltavam alguns medicamentos como dipirona, tramal, tenoxican e cefalotina. Além disso, ficaram constatados problemas na coleta e descarte dos resíduos hospitalares, que estão sendo jogados em uma fossa na área externa do hospital. Portanto, soluções urgentes vão ser cobradas das autoridades competentes.
Foi verificado ainda que três novos médicosÂÂ foram contratadosÂÂ para auxiliar no atendimento da unidade. E que a gestão tem trabalhado para mudar o fluxo para atendimentos de casos efetivos de urgência e emergência, deixando os casos menos complexos para as Unidades Básicas de Saúde.
“O CRM já elaborou um relatório provisório que foi encaminhado ao Ministério Público do Estado e à direção do hospital. E, um relatório definitivo será enviado também à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para cobrança de providências”, afirmou o conselheiro responsável pela fiscalização da unidade, doutor Marcus Vinicius Yomura.