Fiscalização ocorreu na quinta-feira (23)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) fiscalizou, nesta quinta-feira (23), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Conjunto Habitacional da Cidade do Povo, em Rio Branco. A ação foi realizada pela presidente em exercício, Thereza Neuma, e pelos conselheiros Thiago Gomes e Francisco Lopes.

Segundo a presidente, a vistoria já estava programada no cronograma de fiscalizações do ano de 2020, mas acabou sendo antecipada após o registro de um homicídio na porta da unidade de saúde, na última quinta-feira (16).

O episódio causou medo e tensão nos profissionais que atuam no local e o Conselho foi verificar, além de outras questões de estrutura, insumos e pessoal, como está a segurança dos servidores. O atendimento ambulatorial da unidade chegou a ficar três dias suspenso e foi retomada na segunda-feira (20).

“Esse fato que ocorreu na porta da unidade, acabou levando insegurança para o trabalho dos médicos e dos outros profissionais de saúde. Mas, constatamos que tinha um vigilante, além disso estava sendo feita uma ronda policial com, pelo menos, três policiais militares. No momento, dois médicos estavam trabalhando na unidade. Vamos elaborar um relatório com alguns apontamentos do que deve ser melhorado e encaminhar tanto para a Secretaria de Estado de Saúde, como para a direção da unidade e para o Ministério Público”, afirmou a doutora Thereza Neuma.